Tamanho do esqui: como escolher o seu?

Os profissionais dos Resorts Club Med ajudam você a escolher o tamanho certo dos seus esquis

Pronto para colocar os seus esquis e deslizar pelas pistas? Com as melhores marcas de equipamentos oferecendo modelos cada vez mais especializados e tecnológicos, a variedade de opções pode intimidar. Nossas equipes, no entanto, estão sempre a postos para ajudar você a entender qual é o tamanho de esqui perfeito. Veja os três critérios abaixo:

Primeiro critério: nível técnico

Independentemente do seu nível, o foco sempre será o manuseio, conforto e, acima de tudo, prazer. Fazer a escolha certa é sinônimo de segurança na hora de dominar as curvas e evoluir tecnicamente. O tamanho do esqui varia de acordo com a habilidade na neve: se você é iniciante ou intermediário, escolha um modelo mais curto (5 a 15 centímetros a menos que sua altura) e mais curvo, como os esquis parabólicos (carving). Esse modelo permite que você faça as manobras com mais facilidade e rapidez.

Para os esquiadores mais experientes, o tamanho do esqui deve ser igual ou maior que a altura, o que auxilia na estabilidade em momentos de maior velocidade.

Lembre-se que o Club Med oferece aluguel de esquis na Ski Pro Shop®, dentro do próprio Resort, onde as equipes de G.O.’s® estão sempre dispostas a ajudar.

Esteja bem equipado para as descidas

Segundo critério: a modalidade de esqui

Os tamanhos dos esquis variam de acordo com a modalidade escolhida ou terreno. São quatro tipos: esqui de pista, all mountain, freeride e freestyle.

Os esquis de pista são mais adequados às pistas niveladas e atividades recreativas. Já os esquis curtos são recomendados para controlar melhor as curvas, seja nas pistas azuis ou pretas.

Versáteis, os esquis all mountain são ideais para esquiadores que se sentem à vontade para trocar as pistas niveladas pelas não niveladas (com neve fresca). O tamanho depende do nível de habilidade.

Os fanáticos por neve fofa podem optar por esquis de freeride com patins largos, que garantem ao esportista a sensação de flutuar na pista. Esses equipamentos devem ser de 5 a 10 centímetros mais extensos que a altura do esquiador para fornecer maior velocidade e estabilidade.

Por fim, os interessados em parques de neve e freestyle podem optar por esquis com espátula dupla e, assim, garantir um melhor desempenho nas curvas fechadas. Para facilitar as manobras, escolha esquis que sejam tão altos quanto você (ou alguns centímetros mais curtos).

Terceiro critério: tipo físico

Peso, altura e gênero são outras características que devem ser levadas em conta no momento de escolher o tamanho dos esquis.

Se você tem o biotipo magro, evite os esquis muito grandes, que podem acabar lançando seu corpo para longe. Por outro lado, se você é um pouco mais pesado, os esquis mais curtos não têm as características necessárias para você obter as sensações de velocidade e agilidade do esporte.

Para os mais jovens, é melhor escolher esquis curtos, do tamanho infantil. Para os iniciantes, são recomendados esquis que fiquem na altura do peito ou, então, do nariz.

Esquiar é para homens e mulheres, mas há uma diferença: como o centro de gravidade feminino é mais baixo e recuado que o dos homens, o talão do esqui é mais alto, e os fixadores são colocados mais à frente.

Encontrando os esquis ideais