Nos destinos de neve, todo mundo deve se preocupar em aquecer as extremidades do corpo, em especial as mãos. Por isso, a luva para neve é um item de primeira necessidade, já que ela garante seu conforto térmico, segurança e, consequentemente, disposição para curtir os passeios e aventuras ao ar livre.

Embora pareça relativamente simples, a luva de neve pode ser um item complexo. Se escolhida incorretamente, pode deixar suas mãos geladas e dedos dormentes, gerando um desconforto duradouro. Mas não se preocupe, nós criamos um guia prático para te ajudar a escolher a luva térmica para neve ideal. Acompanhe a seguir!

Entenda a diferença entre luvas para neve e mitenes

Antes de sair por aí organizando a sua checklist da mala de viagem, é bom saber que há basicamente dois modelos de luvas térmicas. As gloves ou luvas tradicionais têm um espaço separado para os cinco dedos, enquanto as mitenes (mittens) deixam os quatro dedos juntos e só separa o dedão.

De maneira geral, as luvas são mais práticas por permitirem uma maior mobilidade. Com os dedos livres, você consegue manusear as coisas normalmente – há até luvas de neve adaptadas para mexer no touch do celular! O benefício das mitenes é gerar mais calor interno, já que os dedos aquecem uns aos outros.

Existe até uma terceira opção que une o melhor dos dois mundos: a luva 3-finger ou luva lobster (luva de lagosta), uma peça que tem apenas o polegar e o indicador em espaços individuais, e os três dedos restantes no estilo das mitenes. No fim das contas, não existe luva para neve certa ou errada, melhor ou pior. O seu conforto e preferência pessoal é que mandam!

Qual o melhor material para a luva de frio e neve?

É possível encontrar luva para neve desenvolvida com os mais diferentes materiais, mas os mais comuns são o couro e os tecidos sintéticos, como nylon e poliéster. Ambos aquecem bem, são à prova d’água e indicados para praticar esportes na neve. No entanto, cada um tem as suas particularidades.

O couro é um material nobre, elegante e ideal para pessoas que sempre viajam para destinos de frio ou de neve. Além da durabilidade, que tende a ser de anos e até décadas, a luva de couro cede e fica ainda mais confortável e moldada às suas mãos – vestindo ”como uma luva”, literalmente. Apenas certifique-se de comprar luvas de couro com algum revestimento ou tratamento à prova d’água.

No início, o couro apresenta uma certa rigidez. Por isso, no caso de quem nunca viajou ou viaja para a neve ocasionalmente, as luvas sintéticas podem ser a melhor escolha, já que garantem o conforto desde o primeiro uso. Elas são mais econômicas também! Por serem mais simples – mas ainda sim muito eficientes –, as luvas sintéticas vêm em várias cores, formatos e modelos.

Tamanho e ajuste da luva de neve

O ditado popular ”caiu como uma luva” não existe por acaso. Assim como acontece com os sapatos, as luvas devem ter o ajuste ideal: nem muito apertado, nem muito largo. O caimento correto influencia diretamente na funcionalidade, conforto e produção de calor da luva. Você saberá que a luva de neve vestiu perfeitamente quando a palma, dedos e punho estiverem posicionados onde devem, sem restringir os movimentos.

Uma dica para testar o ajuste é fechar o punho com a luva. Os dedos devem ficar totalmente curvos – se o movimento estiver limitado, a luva está pequena; se sobrar tecido demais, está grande. Caso você não possa testar a luva pessoalmente, consulte a tabela de tamanhos do fabricante para as medidas das mãos.

A luva para esquiar e praticar snowboard é diferente?

Sim, uma luva para neve do dia a dia é diferente de uma luva técnica para praticar esqui, snowboard e outros esportes de inverno. Há alguns fatores a mais para considerar, como impermeabilidade total, proteção contra o vento, respirabilidade do tecido, reforço em áreas de maior atrito, além do forro ou camada interna de isolamento (geralmente de material sintético ou penugem).

Outra diferença que merece ser pontuada é em relação ao comprimento. Alguns esquiadores preferem luvas mais curtas (estilo undercuff) por questão de mobilidade, enquanto outros não abrem mão das luvas com punho de manopla, que mantêm a neve longe de sua jaqueta e, portanto, de suas mãos.

Onde comprar luvas para neve?

Com a facilidade das compras online, você consegue garantir sua luva de frio ainda aqui no Brasil, antes das férias começarem. Porém, naturalmente, o mercado de lojas de roupas de neve é maior nos destinos de inverno, onde você encontra mais opções e itens com uma qualidade superior. Vale lembrar também que as chances de errar o tamanho nas compras online são altas.

Ao escolher o seu tipo de hospedagem, uma boa dica são os resorts de redes internacionais que contam com lojas de aluguel e venda de equipamentos esportivos no próprio local para facilitar as suas férias. Normalmente você encontra tudo que precisa: dos esquis e prancha de snowboard até itens menores, como as luvas para esquiar e praticar outras atividades na neve.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados