Pragelato fica na região do Piemonte, no noroeste da Itália, mais especificamente na área privilegiada da Via Lattea – um dos maiores domínios esquiáveis da Europa. Além de muitas possibilidades para esquiar e praticar snowboard, você pode se divertir com uma variedade de atividades na neve enquanto aprecia belas paisagens alpinas e se delicia com a impecável gastronomia italiana. Quer saber o que mais essa charmosa estação de esqui da Itália tem a oferecer? Então confira este guia que preparamos para você se encantar completamente por Pragelato!

Um mundo de possibilidades para você esquiar em Pragelato

Pragelato é o destino de neve ideal se você está com planos de esquiar na Itália. Em 2006, o local ficou conhecido por receber as provas de esqui cross country e salto de esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim. Desde então, o destino entrou na rota de esquiadores e snowboarders de todo o mundo, além de famílias e grupos de amigos em busca de férias tranquilas em um cenário nevado inspirador.

Na estação existem 50 km de pistas que atendem a todos os níveis de habilidade – do iniciante ao avançado –, mas durante as suas férias em Pragelato você pode aproveitar toda a área de esqui da Via Lattea, com seus impressionantes 400 km de pistas. Para isso, basta pegar um teleférico de gôndola e acessar facilmente as outras estações do domínio, incluindo a ilustre vizinha Sestriere.

Conheça outros esportes de inverno que fazem sucesso na estação

Além do esqui e do snowboard, você e sua família podem experimentar outras atividades emocionantes em Pragelato. Que tal, por exemplo, fazer um passeio eletrizante de snowmobile para explorar as montanhas nevadas? A veloz moto de neve está disponível por meio de excursões guiadas noturnas pelos belos vales olímpicos do Piemonte. No fim da aventura, um delicioso jantar gourmet é oferecido em um charmoso refúgio de montanha, com direito a vinhos e sobremesa.

Para aqueles que desejam explorar as paisagens alpinas a pé, a melhor aposta é a caminhada nórdica, uma modalidade de inverno que exercita todo o corpo e conta com o apoio de dois bastões. Outra alternativa é a caminhada com raquetes, que passa por trilhas demarcadas entre os belíssimos cenários nevados do Parque Natural Val Troncea, uma das áreas naturais que cercam a estação.

Sem surpresa, graças à escolha de Pragelato como a casa do salto de esqui e dos eventos nórdicos nos Jogos Olímpicos de Turim, as instalações para esses esportes são excelentes. Entre os 30 km de trilhas para esqui cross country está a rota olímpica com 10 km de extensão. Na estação você encontra uma escola para aprender a modalidade ou aperfeiçoar as suas técnicas.

Onde se hospedar em Pragelato?

O Club Med Pragelato Sestriere (anteriormente conhecido como Pragelato Via Lattea) é uma excelente base para desfrutar de tudo o que a região tem a oferecer. Perfeito para famílias, o local tem um nível de qualidade e serviço que ainda é raro nas estações de esqui da Itália.

Além de acomodações confortáveis em chalés, o resort engloba em seu pacote All Inclusive todas as refeições do dia, open bar, snacks, entretenimento, aulas de esqui/snowboard e o Skipass Via Lattea (passe de teleférico) para todas as pessoas do seu grupo. Outra vantagem é o fácil acesso às pistas da Via Lattea por meio de um teleférico que fica bem pertinho da sala de esqui.

Para curtir férias na neve com crianças há serviços de babá e supervisão infantil para as diferentes faixas etárias. Os mais novos (de 2 e 3 anos) são cuidados no Petit Club Med, enquanto crianças de 4 a 10 anos são entretidas no Mini Club Med. Já os adolescentes a partir dos 11 anos têm lugar no Junior Club Med.

Cada clube infantil inclui atividades e entretenimento adequados para cada idade, assim como aulas especiais de esqui. Os cuidados para crianças a partir dos 4 anos normalmente já fazem parte do pacote All Inclusive do Club Med. Portanto, é um ótimo lugar para levar toda a família e curtir férias na neve sem preocupações.

Experimente as delícias gastronômicas do Piemonte

As massas são as grandes estrelas da renomada gastronomia italiana e não podem ficar de fora da sua viagem. A massa típica da região do Piemonte é o tagliolini (ou tajarin), conhecido pela espessura bem fininha e sua intensa cor amarela. Você também não pode deixar de experimentar o fondue, a pierrade, as pizzas e a torta ‘di carotaroùia, uma iguaria típica que leva repolho, cenoura, beterraba, batata, cebola e bacon cortado em fatias grossas.

E para dar uma esquentada nos seus dias de neve, que tal provar uma das bebidas de inverno mais populares da Itália? O bombardino é um drink forte feito com licor de ovo e rum, que ainda tem um toque especial de chantilly e canela. E, claro, não dá para esquecer dos vinhos italianos! Piemonte é uma das regiões produtoras de vinho mais famosas da Itália, e se destaca por seus excelentes tintos e brancos.

Raio X da estação de Pragelato

  • Domínio de esqui: Via Lattea
  • Temperatura média na temporada de neve: -10° / 0° (dezembro), -12° / -1° (janeiro), -11° / 0° (fevereiro), -9° / 2° (março), -4° / 6° (abril)
  • Quantidade de pistas: 50 km
  • Número de pistas: 244 (Total) | 30 (Verdes) | 54 (Azuis) | 118 (Vermelhas) | 42 (Pretas)
  • Meios de elevação: 6
  • Altitude máx: 2700 m
  • Altitude mín: 1535 m
  • Altitude da estação: 1535 m
  • Como chegar: os aeroportos mais próximos são Turim (1h45), Genebra (2h30), Lyon (3h) e Milão (3h15). A maneira mais prática de chegar a Pragelato é contratar antecipadamente um transfer no seu hotel ou resort a partir do aeroporto de chegada. Se a ideia é viajar de trem, a estação ferroviária mais próxima fica em Oulx. De lá até Pragelato são apenas 45 minutos de transfer.

Com todas essas atividades e experiências incríveis, a sua viagem para a estação de Pragelato tem tudo para ser inesquecível. Agora é só começar a montar seu roteiro e fazer suas reservas para poder aproveitar dias de neve espetaculares!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados