Neve na França: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Descubra como é a neve na França
Neve na França é sempre uma atração à parte para os milhões de turistas que visitam o país todos os anos. Se no verão o país já apresenta todo o seu charme e beleza, a neve no inverno transforma todo o cenário, especialmente na região dos Alpes Franceses, onde a temperatura é realmente baixa e a neve é constante.
Na França neva?
Sim, há neve na França! O país europeu tem, por característica, as quatro estações bastante distantes, o que difere muito do nosso clima tropical. Por isso, a melhor época de neve na França é no inverno, com início em dezembro, se estendendo até o mês de março. Nessa época, o frio é bem rigoroso, até mesmo nas regiões litorâneas. A temperatura média varia de 0º C a 7º C. Em algumas noites mais frias, o frio pode chegar aos -7º C.
Onde neva na França?
Basicamente, a garantia de encontrar neve na França em duas regiões: os Alpes Franceses e a região conhecida como Pirenéus, na fronteira com a Espanha. Claro que, dependendo das condições climáticas, também é possível encontrar neve em outras cidades.
Paris
Em Paris neva, mas não é algo tão frequente como se pensa. A “Cidade Luz” tem um clima marcado por poucas horas de sol, dias e noites frias, mas geralmente sem neve. O mês parisiense mais frio é janeiro, com temperaturas que podem bater 2º C. Mas o acúmulo de neve é bem baixo, chegando a 63 milímetros de neve.
Estrasburgo
Na região nordeste da França, já na fronteira com a Alemanha, a cidade de Estrasburgo é outra opção para quem busca neve na França. Assim como Paris, o mês mais frio é janeiro, quando as temperaturas podem chegar 0º C. Apesar do tempo propício, em média neva de 4 a 5 dias na cidade, com acúmulo de até 40 milímetros de neve.
Bordeaux
Cidade dos famosos vinhos franceses, Bordeaux é uma atração única para qualquer visitante. Apesar do frio ser rigoroso no inverno, com temperaturas próximas dos 4º C, é raro nevar na cidade. E quando ocorre, o acúmulo é de cerca de 10 milímetros. Apesar disso, a cidade fica localizada na costa atlântica, com inúmeras belezas naturais deslumbrantes.
Saint-Étienne
Apesar de não estar localizada próximo aos Alpes Franceses, Saint-Étienne é uma das cidades que mais neva na França. Localizada próxima ao vale Furan, o local é cercado por seis colinas, fazendo com sua localização esteja em uma considerável altitude em relação ao nível do mar, cerca de 670 metros. Por isso e pela grande incidência de ventos na região, a cidade chega a registrar uma queda média de 82 cm de neve.
Alpes Franceses
Claro que inverno na França é sinônimo de Alpes Franceses. Não há outra região no planeta tão bonita, organizada e divertida para aproveitar o inverno e a neve que este local, famoso pelas estações de esqui, os hotéis de inverno e as belezas naturais incríveis, como o lendário Mont Blanc, a 4810 metros de altitude e com temperaturas negativas que podem chegar aos incríveis -8º C.
Obviamente que há neve durante todo o ano na região, mas durante a alta temporada, entre dezembro a março, as estações de esqui e de esportes radicais funcionam normalmente e há o maior fluxo de turistas.
Onde esquiar na França?
Como dizemos logo acima, a região dos Alpes Franceses é a “Meca” dos esportes na neve. A França, inclusive, é o país com as maiores áreas de esqui do mundo. São mais de 10.000 quilômetros de pistas para a prática de snowboard, cross-country, esqui alpino, curling, bobsled, entre outras modalidades.
Cada cidade conta com estações de esqui com suas particularidades, estrutura e opções de diversão e aprés-ski . Abaixo, algumas das mais completas e famosas para você conhecer.
3 Vales (Les Trois Vallées)
Com nada menos que 600 km de pistas interligadas, a área de esqui de 3 Vales é a maior área esquiável interligada do mundo, formada por oito estações, sendo as mais famosas Courchevel, Val Thorens e Méribel. Com centenas de pistas para todos os níveis, neve bem cuidada e muitas opções de diversão, a região proporciona a emoção que você procura quando assunto é experiência na neve, em todos os sentidos.
Paradiski
Depois dos 3 Vales, a segunda maior área de esqui da França é Paradiski, com 435 km de pistas interligadas. Seu nome não é toa, sendo um verdadeiro paraíso para os fãs de esportes na neve. A área é formada por 3 estações: La Plagne , Peisey-Valandry e Les Arcs , cada uma com diferentes pistas, áreas de diversão e atividades aprés-ski para toda a família. Tudo com toda a beleza dos alpes como paisagem.
Tignes-Val d’Isère
O domínio de Tignes -Val d’Isère também está na lista das melhores áreas de esqui da França. São 300 km de pistas a uma altitude mínima de 1550 metros e máxima de 3456 metros de altura. Assim como outras áreas de esqui, tudo está conectado por modernos sistemas de transporte. Aqui, além de toda a estrutura esportiva que o local oferece, há todo o charme da arquitetura francesa na região da Sabóia.
Alpe d’Huez
Com 249 km de pistas combinadas, a área de esqui de Alpe d’Huez conta com o desafio La Sarenne para os mais aventurados. Trata-se da pista de esqui mais longa da Europa, com imponentes 16 km de comprimento. Alpe d’Huez é popular entre as famílias por sua variedade de instalações e acomodações para quem busca neve na França.
Chamonix-Mont Blanc
Localizado aos pés do Mont Blanc, uma das maiores montanhas do mundo, Chamonix é uma cidade e estação de esqui lendária na França, palco das primeiras Olimpíadas de Inverno, em 1924. O local é famoso pelo seu excelente terreno e esqui fora de pista. Graças a sua altitude e pela posição próxima a imponentes cumes com neve, a cidade proporciona uma das melhores condições de neve, excelente para quem viajar para a região com esse objetivo. Cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, o local é famoso por sua recepção e acolhimento aos turistas.
Gostou de saber um pouco mais sobre quando neva na França? Para receber mais conteúdos exclusivos sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.