DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sociedade Club Med SAS, registrada sob o n.º 572 185 684 no RCS Paris, (no presente documento denominada apenas “Club Med” ou “nós”), atribui uma grande importância à proteção dos seus dados pessoais e zela atentamente pelo cumprimento das disposições de proteção relativas à vida privada e ao tratamento dos dados pessoais, principalmente o Regulamento Europeu relativo à proteção das pessoas físicas no que se refere ao tratamento dos dados pessoais e à livre circulação desses dados (Regulamento da UE 2016/679 de 26 de abril de 2016), a lei de 6 de janeiro de 1978 designada “Informática e Liberdades” alterada em 2004, bem como as recomendações que são emitidas pela CNIL (neste documento denominadas “Legislação em vigor“), e ainda em consonância com as legislações locais.

A presente declaração de política de privacidade (neste documento denominada apenas “Declaração”) tem por finalidade descrever como e quando o Club Med, enquanto responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos clientes (neste documento denominados “Dados”), coleta, utiliza, comunica e reenvia esses dados em resposta às suas necessidades, mas também para otimizar e melhorar a qualidade dos serviços que lhe propõe.

1. Em que situações é que esta Declaração se aplica?
2. Quais são os Dados recolhidos pelo Club Med?
3. Como utilizamos os Dados que recolhemos?
4. Que cookies são utilizados pelo Club Med?
5. Durante quanto tempo conservamos os Dados que recolhemos?
6. Quais são as categorias de destinatários dos seus Dados?
7. Quais são os fundamentos jurídicos para o tratamento dos seus Dados?
8. Quais são os seus direitos?
9. Os seus Dados são objeto de transferência para fora da União Europeia?
10. A proteção dos seus Dados pelo Club Med.
11. Revisão da Declaração

1. EM QUE SITUAÇÕES ESTA DECLARAÇÃO SE APLICA ?

A presente Declaração informa-o sobre as modalidades de coleta, tratamento e utilização dos seus Dados quando você:

  • reserva um pacote estada junto ao Club Med;
  • visita o site do Club Med ou outra aplicação móvel (neste documento denominado “Site”);
  • subscreve as nossas notícias Club Med (informações, produtos e ofertas promocionais) e conteúdos personalizados;
  • contacta o nosso serviço de assistência aos clientes;
  • participa nos nossos concursos.

2. QUAIS SÃO OS DADOS RECOLHIDOS PELO CLUB MED ?

2.1 As informações que nos transmite diretamente

Como você nos transmite os seus Dados:

  • quando se inscreve no Site ao preencher os diversos formulários referentes à sua conta ou ao carregar os Dados;
  • quando contrata um pacote estada;
  • quando participa de um concurso;
  • quando preenche um questionário do Club Med;
  • quando entra em contato com o nosso serviço de assistência aos clientes.

Estas informações podem, por exemplo, conter:

  • o(s) seu(s) nome(s) e sobrenome(s),
  • a sua data de nascimento,
  • o seu sexo,
  • o seu endereço postal,
  • o seu endereço de e-mail,
  • o(s) seu(s) número(s) de telefone,
  • a sua forma de pagamento,
  • o seu histórico de reservas.

O mesmo se aplica ao conjunto das informações que nos comunica relativas às pessoas para as quais reserva um pacote estada. Compromete-se aqui a obter o seu acordo prévio para comunicar os seus Dados.

Pode escolher não nos comunicar determinadas informações. No entanto, esta decisão pode privá-lo de uma parte dos serviços e funcionalidades que lhe propomos. As informações essenciais para a prestação dos nossos serviços e funcionalidades estão identificadas com um asterisco nos formulários de recolha.

2.2 Os Dados recolhidos automaticamente

Quando da sua navegação no Site, o Club Med pode coletar, no estrito cumprimento da Legislação em vigor e dos seus direitos, os Dados relativos:

  • às características do sistema operativo, do navegador ou dos equipamentos (computador, tablet, smartphone) que utiliza para aceder aos nossos serviços;
  • à sua localização tal como ao seu endereço de IP;
  • ao seu percurso de navegação e às suas interações com o conteúdo do Site, bem como às páginas visitadas, palavras-chave de pesquisa utilizadas, frequência das suas visitas ao Site, anúncios sobre os quais clica.

3.COMO UTILIZAMOS OS DADOS QUE RECOLHEMOS ?

Os Dados de navegação são geralmente recolhidos com a ajuda de cookies. Para obter mais informações em relação a estes cookies, consulte o artigo 4°.

3.1 Os Dados que têm origem noutras fontes

Podemos também recolher Dados através de terceiros, principalmente através das redes sociais, quando utiliza a conta da qual é titular junto a esses terceiros para se inscrever ou para se ligar aos nossos serviços. No momento da utilização, é informado sobre os Dados transmitidos pelo respectivo terceiro.

Utilizamos, guardamos e tratamos os Dados com a finalidade de tratar os seus pedidos, gerir a nossa relação comercial, otimizar os nossos serviços e as nossas ferramentas para criarmos e mantermos um ambiente de confiança mais seguro, bem como para dar cumprimento às nossas obrigações legais conforme indicamos abaixo.

3.2 Executar os contratos celebrados entre nós

Utilizamos os seus Dados para nos permitir a gestão da sua reserva de um pacote estada e a execução dos diferentes serviços inerentes à mesma.

Os seus Dados irão servir principalmente para cobrar os seus pagamentos, para informá-lo por SMS, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação sobre as modalidades de execução do contrato que nos une (informações sobre a sua viagem, sobre os eventuais atrasos de transportes, proposta de serviços complementares, etc.).

No âmbito da nossa atividade, é possível recorrermos a parceiros comerciais que tenham por missão fornecer determinados serviços por nossa conta.

A título de exemplo, nós não temos a nossa própria frota de aviões, de trens ou de carros. Somos, assim, obrigados a celebrar contratos com diferentes transportadoras para que possamos oferecer um transporte para diferentes pontos da viagem. Desse modo, alguns do seus Dados (nome, sobrenome, data de nascimento, etc.) serão transmitidos à transportadora a fim de que esta possa emitir o seu título de transporte.

No entanto, os nossos parceiros comerciais não podem utilizar os seus Dados para outros fins que não sejam os necessários à execução dos serviços que nos solicitou. Além disso, estes são obrigados a tratar os dados no rigoroso cumprimento da Legislação em vigor.

3.3 Disponibilizar-lhe o acesso ao Site e a determinados serviços

Os Dados que comunica permitem-nos identificá-lo a fim de aceder ao seu Espaço Cliente cujo acesso está reservado às pessoas autenticadas.

3.4 Enviar-lhe as nossas notícias Club Med e conteúdos personalizados

Se, no momento da reserva de um pacote estada, da criação da sua conta no Site ou, posteriormente, assinalou uma caixa postal ou preencheu o formulário que lhe permite receber notícias do Club Med (informações de produtos e ofertas comerciais do Club Med) e conteúdos personalizados, então podemos utilizar os seus Dados para lhe comunicar, de acordo com as suas preferências (principalmente por e-mail, SMS, telefone ou por via postal):

  • informações relativas ao Site;
  • convites para eventos Club Med susceptíveis de lhe interessar;
  • informações sobre as nossas ofertas;
  • informações sobre as atualizações da Declaração ou medidas de segurança.

Poderá, a qualquer momento, opor-se às comunicações comerciais do grupo Club Med (i) se clicar sobre a ligação para cancelamento ou se seguir o procedimento de oposição indicado nestas comunicações, ou (ii) se nos contactar de acordo com as modalidades descritas no artigo 6.° abaixo. Poderá igualmente opor-se às chamadas telefónicas não solicitadas ao registar-se em Bloctel.

Poderemos também utilizar os seus Dados para lhe enviarmos mensagens publicitárias suscetíveis de lhe interessar nos sites de terceiros ou nas plataformas de redes sociais. Para obter mais informações sobre este assunto, deve consultar diretamente as condições relativas à utilização dos seus Dados nestes sites e/ou plataformas de terceiros.

3.5 Para fins de definição de perfis

Podemos ter que tratar os seus Dados no âmbito de operações de definição de perfis.

A definição de perfis consiste no tratamento automatizado dos seus Dados para analisar, prever e avaliar os seus interesses e preferências a fim de lhe enviarmos conteúdos personalizados e ofertas comerciais adaptadas às suas necessidades específicas.

O Club Med apenas partilhará os seus Dados com prestadores terceiros para determinar o seu perfil e as suas preferências com uma maior precisão e para lhe enviar assim conteúdos do Club Med mais adequados.

Você pode, a qualquer momento, opor-se à utilização dos seus Dados para fins de definição de perfis através do seu Espaço Cliente ou se nos contactar de acordo com as modalidades descritas no artigo 6.° abaixo.

3.6 Otimizar o Site e os nossos serviços

Utilizamos os seus Dados para procedermos a análises, testes técnicos (incluindo tornar os seus Dados anônimos), eliminação de duplicidades, que nos permitam melhorar e otimizar o Site e personalizar as nossas ferramentas e serviços. Por exemplo, trata-se de assegurar que a apresentação dos nossos diferentes conteúdos está adaptada ao terminal que utiliza ou de nos permitir armazenar os seus Dados em servidores ainda mais seguros, etc.

3.7 Tratar as suas reclamações

Quando contacta o serviço de assistência aos clientes por telefone, através do formulário de contacto disponível no Site ou através de qualquer outro meio colocado à sua disposição pelo Club Med (redes sociais, chat, etc.), utilizamos os seus Dados (incluindo a gravação das suas chamadas com o seu acordo prévio) para:

  • lhe responder e solucionar a sua reclamação;
  • garantir e gerir o acompanhamento da sua reclamação;
  • melhorar o serviço de apoio aos clientes.

3.8 Para fins de estatísticas internas e de pesquisas

Podemos utilizar os seus Dados para efetuar diversas análises estatísticas e/ou para lhe solicitar que participe nas nossas próprias pesquisas.

3.9 Assegurar-se do cumprimento da lei e das decisões judiciais

Os seus Dados podem ser utilizados para:

  • atender a um pedido de uma autoridade administrativa ou judicial, representante da lei, auxiliar de justiça ou para darmos cumprimento a uma decisão judicial;
  • assegurar o cumprimento das nossas condições gerais de venda e da Carta;
  • proteger os nossos direitos e/ou obter a reparação de danos que possamos ser levados a sofrer ou para limitar as consequências de tais danos;
  • evitar qualquer ação contrária às leis em vigor, principalmente no âmbito da prevenção de riscos de fraude.

3.10 Gerir a sua participação em concursos

Quando participa de um concurso, fornece-nos um determinado número de Dados. Estes são indispensáveis para ter em consideração a sua participação e, se for o caso, para o envio do prêmio.

Além disso, com o seu consentimento prévio e expresso, poderemos utilizar estes Dados para lhe enviar notícias do Club Med (informações de produtos e ofertas comerciais do Club Med) e conteúdos personalizados.

4. QUE COOKIES SÃO UTILIZADOS PELO CLUB MED ?

4.1 O que é um cookie ?

Ao utilizar o Site, o Club Med pode colocar no seu terminal (computador, tablet, por exemplo), graças ao seu programa de navegação, um arquivo denominado “cookie”. Este permite, durante o período de registo, identificar o seu computador nas suas próximas visitas. Assim, sempre que aceder ao Site, os Dados da sua visita anterior podem estar conservados.

4.2 Que cookies são utilizados pelo Club Med ?

O Club Med utiliza, em especial, os cookies listados no anexo à presente Carta.

a) Cookies necessários à prestação dos serviços solicitados

Le Club Med peut être amené à utiliser des cookies strictement nécessaires à la fourniture des services ou informations que vous avez demandés, notamment :

  • cookies “identificadores da sessão no seu Espaço Pessoal”;
  • cookies de “carrinho de compras”;
  • cookies de autenticação;
  • cookies de sessão de equilíbrio de carga (“load balancing”);
  • cookies persistentes de personalização da interface do utilizador.
  • cookies de análise de medição de audiências (“cookies de estatísticas”)

Os Dados recolhidos pelos cookies de estatísticas não são associados aos outros tratamentos (ou previamente tornados anónimos) e servem apenas para a elaboração de estatísticas anónimas.

Estes cookies não permitem acompanhar a sua navegação para outros sites nem localizá-lo geograficamente de forma precisa.

Pode opor-se simplesmente aos cookies, principalmente aos cookies de estatísticas (ver abaixo “Desativar os cookies”).

b) Cookies de rastreamento e de personalização

Determinados cookies permitem analisar, otimizar e personalizar a sua navegação no Site, bem como personalizar os conteúdos apresentados e realizar operações de tratamento automático dos seus Dados que têm como finalidade analisar, prever e avaliar os seus pontos de interesse e preferências a fim de lhe enviarmos conteúdos personalizados e ofertas comerciais adaptadas às suas necessidades específicas conforme mencionado em 3.4. Estes últimos são instalados apenas com o seu consentimento prévio e expresso.

c) Cookies de rastreamento e de personalização

Ao navegar no Site, os cookies emitidos por terceiros (agência de comunicação, empresa de medição de audiências, prestador de publicidade orientada, etc.) podem permitir a estes últimos, durante o prazo de validade destes cookies, (i) recolher informações de navegação relativas aos terminais que consultam o Site e (ii) determinar os conteúdos publicitários susceptíveis de corresponderem aos seus pontos de interesse. A emissão e a utilização de cookies por terceiros estão sujeitas às políticas de gestão dos cookies de terceiros.

4.3 Como bloquear os cookies?

Pode configurar o seu navegador para alterar o seu consentimento ou manifestar a sua recusa em relação aos cookies.

Assim, pode aceitar todos os cookies, ser avisado quando um cookie é instalado, ou recusar todos os cookies. Se recusar a totalidade ou parte dos cookies, determinadas funcionalidades do Site poderão ficar comprometidas ou determinadas páginas poderão ficar inacessíveis.

Para desativar os cookies pode seguir o procedimento em anexo.

5. DURANTE QUANTO TEMPO MANTEMOS OS DADOS QUE RECOLHEMOS ?

De um modo geral, os seus Dados são mantidos apenas durante o tempo necessário, sendo o prazo mínimo de 06 (seis) meses, para a realização das operações para as quais foram recolhidos.

Indicamos a seguir os diferentes prazos de manutenção dos Dados recolhidos pelo Club Med:

  • os Dados que nos foram transmitidos diretamente, conforme referido em 2.1, são mantidos durante o período necessário para o seu tratamento;
  • os Dados de navegação são mantidos durante um prazo máximo de 13 meses;
  • os Dados relativos à prospecção são mantidos durante um período de 3 anos a partir do último contacto que tenha iniciado com o Club Med;
  • os Dados relativos aos documentos de identidade que nos transmitiu quando exerceu o seu direito de acesso ou de retificação são mantidos durante 12 meses;
  • as informações que permitem ter em consideração os direitos de oposição das respetivas pessoas a receberem as promoções comerciais são mantidas durante 3 anos a partir do exercício deste direito.

Podemos também eliminar os seus Dados mediante o seu pedido.

No entanto, findos os prazos acima mencionados, no que se refere ao seu pedido de eliminação, os seus Dados poderão ser conservados a fim de dar resposta às nossas obrigações legais, contabilísticas e fiscais (por exemplo, obrigação de conservação de faturas durante 10 anos de acordo com o artigo L.123-22 do Código do comércio) e/ou durante o prazo de prescrição aplicável e/ou no caso de processo contencioso, enquanto durar o respectivo processo.

6. QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE DESTINATÁRIOS DOS SEUS DADOS ?

Poderemos compartilhar os seus Dados com diversos terceiros, e principalmente:

  • com as nossas filiais a fim de nos fornecerem os serviços solicitados ou agindo na qualidade de subcontratante de acordo com a Legislação aplicável;
  • com os nossos parceiros comerciais, com os nossos fornecedores e/ou subcontratantes que tratam os seus Dados por nossa conta, de acordo com as nossas instruções, para as finalidades referidas no artigo 2.° (designadamente as empresas de transporte, seguradoras, autoridades aduaneiras, prestadores receptivos, subcontratantes, estabelecimentos financeiros, subcontratantes técnicos, etc.). Garantimos em especial que estes terceiros apresentam as garantias necessárias para assegurarem a proteção e a segurança dos seus Dados, sendo certo que nessas hipóteses, ocorrerão mediante autorização prévia, expressa e informada do Cliente;
  • com as autoridades francesas ou estrangeiras devidamente habilitadas, principalmente no âmbito de uma ação judicial ou de um pedido de comunicação de informações.

7. QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS JURÍDICOS PARA O TRATAMENTO DOS SEUS DADOS ?

De acordo com a Legislação em vigor, para tratar os seus Dados, apoiamo-nos em diversos fundamentos jurídicos, e principalmente:

  • no seu consentimento prévio e expresso para o tratamento dos seus Dados para uma das finalidades mencionadas no artigo 3.°;
  • na execução do contrato que nos liga;
  • na necessidade de cumprirmos uma obrigação legal ou de nos defendermos no caso de processos judiciais;
  • na realização do interesse legítimo que o Club Med prossegue;
  • na proteção do seu interesse vital.

8. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS ?

8.1 Os seus direitos de acesso, de retificação, de eliminação e de oposição

Pode solicitar-nos para aceder, corrigir, atualizar ou eliminar as informações pessoais que lhe digam respeito.

Dispõe igualmente de um direito de oposição ao tratamento dos seus Dados.

8.2 O direito à portabilidade dos seus Dados

O direito à portabilidade dá-lhe a possibilidade de recuperar uma parte dos Dados que lhe dizem respeito, a saber:

  • os Dados que nos transmitiu diretamente conforme referido no artigo 2.°, n.°1;
  • os Dados gerados pelas suas atividades no Site conforme referido no artigo 2.°;
    Nós iremos fazer todos os esforços para dar seguimento ao seu pedido num prazo razoável e, em qualquer dos casos, nos prazos fixados pela Legislação em vigor.

8.3 Definir diretrizes sobre o destino dos seus Dados

Dispõe do direito de definir as diretrizes gerais ou específicas relativas à conservação, eliminação e comunicação dos seus Dados post-mortem.

8.4 Contato

Para exercer o conjunto destes direitos, deve enviar uma carta pelo correio para o seguinte endereço: Club Med, Rua Lauro Muller, 116 42 andar sala 4201, Botafogo, Rio de Janeiro CEP.: 222290-160 anexando ao seu pedido uma cópia do seu documento de identidade.
A qualquer momento, se considerar que os seus direitos não estão sendo respeitados, você pode apresentar uma reclamação junto do Encarregado da Proteção de Dados (DPO) do Club Med cujas coordenadas são: SAC- Derviço de Atendimento ao Cliente Club Med Brasil, Rua Lauro Muller, 116 42 andar sala 4201, Botafogo , Rio de Janeiro CEP.: 222290-160 .

Poderá, a qualquer momento, apresentar uma reclamação junto à autoridade de controle competente (no Brasil, ao SAC: sac.br@clubmed.com).

9. OS SEUS DADOS SÃO OBJETO DE TRANSFERÊNCIA PARA FORA DA UNIÃO EUROPEIA ?

Podemos transferir os seus Dados para países que se situem fora da União Europeia apenas para as finalidades descritas na presente Declaração.

Para cada uma destas transferências, asseguramos que os seus Dados beneficiam de um nível de proteção equivalente àquele que é oferecido na Europa.

As transferências efetuam-se exclusivamente a países que são reconhecidos como assegurando um nível de proteção adequado dos Dados pela Comissão Europeia.

Caso os dados forem transferidos para um país que não oferece um nível de proteção adequado, o grupo Club Med e os seus parceiros ou prestadores de serviços comprometem-se a enquadrar a transferência através de garantias adequadas (tais como as cláusulas contratuais tipo da Comissão Europeia), que poderá solicitar para o endereço do DPO indicado acima.

10. A PROTEÇÃO DOS SEUS DADOS PELO CLUB MED

O Club Med compromete-se a garantir a integridade e a fiabilidade dos Dados que lhe são confiados designadamente tomando as medidas físicas, organizativas e logísticas necessárias a fim de impedir qualquer alteração ou destruição dos mencionados Dados, em especial ao assegurar um acesso seguro apenas às pessoas autorizadas a tratar os mesmos.

11. Revisão da Declaração

O Club Med pode ser obrigado a alterar a presente Declaração, principalmente, se a Legislação em vigor evoluir. Qualquer alteração será apresentada nesta página.

Anexo: Lista de Cookies utilizados pelo Club Med

Esta lista é atualizada regularmente pelo Club Med. Última atualização: 21 de maio de 2018

Editor: Adobe Analytics
Nome do cookie/Finalidade:
Cmcid / C_m: identificar a proveniência de um visitante quando este chega ao Site
s_cc: saber se as configurações do navegador do utilizador da Internet permitem ou não a implantação de cookies
s_sq: saber qual foi a página anterior visitada
s_vi: identificar os diferentes percursos no Site
iccm: reconhecer o visitante no conjunto do nosso site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Google Analytics Premium (GAP)
Nome do cookie: _ga
Finalidade: permitir distinguir os utilizadores do site na solução (é utilizado um ID aleatório)
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Neolane
Nome do cookie: neolaneID
Finalidade: permitir identificar potenciais clientes e clientes na base Club Med que navegam no site (é utilizado o seu ID na base)
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Kameleoon
Nome do cookie: kameleoonVisitIdentifier / kameleoonSessionId
Finalidade: testar novas funcionalidades do Site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: DoubleClick
Nome do cookie: DoubleClick "ID" cookie
Finalidade: permitir à DoubleClick oferecer um melhor nível de publicidade. Estes servem para propor anúncios dirigidos para as pesquisas dos utilizadores da Internet, para melhorar os relatórios sobre o desempenho das campanhas e evitar a repetição de difusão de anúncios que o utilizador já viu.
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: AdmotTV
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Freespee
Nome do cookie: __fs_dncs_exttrack
Finalidade: Informação de rastreamento Freespee
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Freespee
Nome do cookie: fs_dncs_sessionid
Finalidade: Informação de rastreamento Freespee
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo
Editor: Freespee
Nome do cookie:
fs_dncs_trackingid
Finalidade: Informação de rastreamento Freespee
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Google analytics
Nome do cookie: gat_cmTracker
Finalidade: Estatísticas Google Analytics
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Tradelab
Nome do cookie: _tlc; _tls; _tlv
Finalidade: Permite a visualização de publicidade dirigida nos sites de terceiros
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Criteo
Nome do cookie: uid, tc, nxtck_srv
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Nextperformance
Nome do cookie: ccv2
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Facebook
Nome do cookie: fr
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Adobe
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Ligatus
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Gemini
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Google Adwords
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Bing
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: DoubleClick
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Lengow
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Quantum
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

Editor: Spin
Finalidade: permite identificar os utilizadores que navegam no site
Prazo de conservação do cookie: 13 meses máximo

COMO BLOQUEAR OS COOKIES ?

Pode configurar o seu navegador para alterar o seu consentimento ou manifestar a sua recusa em relação aos cookies.
Assim, pode aceitar todos os cookies, ser avisado quando um cookie é instalado, ou recusar todos os cookies. Se recusar a totalidade ou parte dos cookies, determinadas funcionalidades do Site poderão ficar comprometidas ou determinadas páginas poderão ficar inacessíveis.
Para desativar os cookies:
Se utiliza o Internet Explorer 8. e seguintes:
1. Vá para “Ferramentas” na barra de menu e clique em “Opções Internet”
2. Clique no separador “Privacidade” acima
3. Desloque o controle de deslise para cima até ao parâmetro “Bloquear todos os cookies” para bloquear todos os cookies ou para baixo até ao parâmetro “Aceitar todos os cookies” para aceitar todos os cookies.
Para obter mais informações, consulte http://windows.microsoft.com/fr-fr/internet-explorer/delete-manage-cookies
Se utiliza o Firefox 30.0 e seguintes:
1. Clique no botão “menu” e selecione “Opções”
2. Selecione o painel “Vida privada”.
3. Na área do Histórico, para a opção “Regras de manutenção”, selecione “utilizar as configurações personalizadas para o histórico”.
4. Assinale a caixa “Aceitar os cookies” para ativar os cookies, ou desmarque-a para os desativar.
Se tiver problemas com os cookies, assegure-se que a opção “Aceitar os cookies terceiros” não está posicionada em Nunca.
5. Escolha durante quanto tempo é que os cookies podem ser conservados.
Conserva-los até: “Sua expiração”: Cada cookie será eliminado na sua data de expiração, data fixada pelo site emissor do cookie.
Conserva-los até: “Encerramento de Firefox”: os cookies registados no seu computador serão eliminados quando fechar o Firefox.
Conserva-los até: “Perguntar-me sempre”: é apresentado um aviso sempre que um site da Web pretender enviar um cookie, a perguntar se aceita instalar o cookie ou não.
6. Clique em OK para fechar a janela “Opções”
Para obter mais informações, consulte https://support.mozilla.org/fr/products/firefox/privacy-and-security/cookies

Se utiliza o Google Chrome:
1. Vá ao menu “Ferramentas”
1. Clique em “Configurações”
2. Clique em “Configurações avançadas”
3. Clique em “Privacidade/Configurações de conteúdo”
4. Deve estar selecionado “Cookies”. Selecione de seguida “Bloquear os cookies e dados de sites terceiros”
Para obter mais informações, consulte https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=fr
Se utiliza o Safari 5.0:
1. Escolha Safari > Preferências e clique em “Segurança”.
2. Na secção “Aceitar os cookies”, indique se e quando o Safari deve aceitar os cookies de sites da Web. Para ver uma explicação sobre as opções, clique no botão de ajuda (aparece um ponto de interrogação). Se configurou o Safari para este bloquear os cookies, poderá ter de aceitar temporariamente os cookies para abrir uma página. Repita as etapas acima, selecione “Sempre”. Logo que tenha saído da página, desative de novo os cookies e elimine os cookies da página.
Para obter mais informações, consulte http://support.apple.com/kb/ht1677?viewlocale=fr_FR
Se tem um tipo ou uma versão diferente de navegador, deve consultar o menu “Ajuda” do seu navegador