Fazer turismo no Japão durante a estação mais fria do ano proporciona uma série de experiências únicas. Com a temporada de neve em curso, o país recebe você e sua família com uma variedade de atrações sazonais – desde festivais com grandes esculturas de gelo até o tradicional esqui na Ilha de Hokkaido. A seguir, listamos algumas das principais experiências de inverno no Japão para você se inspirar e incluir o país nos seus planos de viagem. Confira!

Esquiar em Hokkaido garante fortes emoções

Seja você iniciante ou experiente no mundo dos esportes de inverno, a ilha de Hokkaido, no norte do país, é o paraíso da neve para praticar esqui no Japão. São várias estâncias com características distintas para escolher, incluindo Sahoro, Niseko, Furano, Sapporo e Tomamu. Além de se aventurar em uma das neves de melhor qualidade do mundo, você pode se divertir com muitas atividades de inverno, saborear a gastronomia local e conhecer as atrações naturais da região.

Conheça um dos maiores festivais de inverno do planeta

Desde 1950, a cidade de Sapporo é lar do Sapporo Snow Festival, listado como um dos melhores festivais de inverno do mundo. A principal atração do evento são as gigantescas esculturas feitas de gelo e neve, que ficam ainda mais belas à noite, quando recebem uma iluminação especial repleta de cores. Além do festival de neve, Sapporo tem muitas atrações turísticas, como mercados de peixe, o Museu da Cerveja de Sapporo, parques, restaurantes e muito mais.

Veja os famosos macacos da neve tomando banho

O Parque de Jigokudani, localizado na província de Nagano, é uma das atrações mais populares do turismo no Japão. A fama se deve especialmente aos numerosos macacos-japoneses (mais conhecidos como “macacos da neve”) que, para fugir do frio, ficam horas e horas se banhando nas fontes termais da reserva. Ficar ali observando os macacos adultos relaxando em seus rituais de banho, enquanto os filhotes brincam, é uma experiência de inverno que não dá para perder.

Contemple os coloridos Pingentes de Gelo de Misotsuchi

O que não faltam são belas paisagens de inverno no Japão. Na cidade de Chichibu, na província de Saitama, a atração natural mais famosa são os fascinantes Pingentes de Gelo de Misotsuchi. Conforme a temperatura da região diminui, a água da nascente se solidifica, formando uma cortina de gelo na parede rochosa. Para deixar o visual mais mágico, entre janeiro e fevereiro a área recebe o Otaki Ice Festival, que ilumina os pingentes e te presenteia com um espetáculo de cores.

Relaxe nas tradicionais fontes termais japonesas

Quando o assunto é turismo no Japão durante o inverno, viver a experiência dos tradicionais onsens japoneses (fontes termais) é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro. Há muitos complexos de banho em águas terapêuticas espalhados pelo país, mas Hokkaido, no norte, concentra muitas cidades termais. Após um dia de esqui, escolha um onsen ao ar livre para relaxar em frente às montanhas nevadas. Mas antes de ir, prepare-se para algumas regras de etiqueta. Você não tem permissão para usar roupas de banho na maioria dos onsens, por exemplo.

Visite um vilarejo de gelo na estação de Tomamu

Na estação de Tomamu, em Hokkaido, uma das atrações imperdíveis da temporada de inverno é a Ice Village. Trata-se de um complexo todo feito de neve e gelo, incluindo bar, restaurante, hotel, loja de doces/raspadinha, loja de souvenirs e capela. Além disso, o vilarejo oferece muitas atividades voltadas para a família: pista de patinação, tirolesa, tobogã e um ateliê, onde as crianças podem fazer bolas de sabão no gelo, chaveiros e copos de gelo criativos.

O turismo no Japão tem os curiosos “monstros de neve”

Durante a temporada de inverno, os pinheiros do Monte Zao se transformam nos famosos “monstros de neve”. Mas calma, apesar do nome, não se trata de nada assustador. Na realidade, a ação dos ventos gelados gera o acúmulo de gelo e neve nas árvores, criando formas peculiares. Os “monstros” geralmente começam a aparecer em meados de dezembro, crescendo em número e tamanho até o início de março. À noite, eles são iluminados por luzes coloridas psicodélicas.

Explore as atrações da capital do Japão no inverno

Tóquio é uma capital dinâmica e movimentada, repleta de atrações turísticas, onde a modernidade e as tradições japonesas se encontram. Embora muitas vezes a cidade seja recomendada para uma viagem na primavera e no outono, o inverno em Tóquio e nos arredores é impressionante. Dá para visitar templos e santuários, descobrir jardins encantadores, fazer compras e acompanhar celebrações, festivais e outros eventos relacionados ao inverno do Japão.

Experimente os pratos de inverno da culinária japonesa

Obviamente, boa comida à mesa não pode faltar em uma viagem para o Japão. A gastronomia japonesa de inverno tem tudo para conquistar o seu paladar com pratos autênticos e sabores únicos. Algumas iguarias aparecem especialmente durante a temporada de neve, como o oden (na foto), uma refeição à base de vegetais, bolo de peixe, macarrão shirataki, tofu e um caldo à base de soja. Também não dá para deixar de experimentar o shabu shabu, o “fondue japonês”, com verduras e carnes fatiadas mergulhadas em um caldo de água fervente com algas.

Aventure-se em um parque de diversão aos pés do Fuji

Se você pensa que o inverno não é o melhor momento para visitar um parque de diversões no Japão, é hora de rever os seus conceitos. O Fuji-Q Highland é um parque temático na base do Monte Fuji que atrai multidões em busca de montanhas-russas radicais e outros brinquedos emocionantes. Durante o inverno, as filas ficam consideravelmente menores, com o bônus da visão do Fuji todo coberto de neve.

Gostou das nossas dicas para curtir o turismo no Japão? Agora é só montar o seu roteiro de viagem e fazer suas reservas para viver momentos inesquecíveis no inverno japonês! E caso você queira saber mais sobre os destinos de inverno, não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock e cortesia Club Med (Tomamu)

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados