As estações de esqui dos Alpes conquistam os gourmets com pratos típicos deliciosos, incluindo o clássico fondue e a tartiflette. No entanto, a região também exibe um grande número de restaurantes com estrelas Michelin – o famoso guia francês que atesta a qualidade dos estabelecimentos mais renomados. A seguir, selecionamos alguns dos melhores restaurantes dos Alpes para você viver uma experiência gastronômica excepcional nas montanhas. Confira!

1. The Explorateurs (★): restaurante na França com estrela Michelin proporciona um convite às explorações

Em Val Thorens, a estação de esqui mais alta da Europa, o único restaurante com estrela Michelin é o The Explorateurs. Com cozinha contemporânea, o lugar tem a proposta de fornecer uma viagem no tempo às expedições de alta montanha, o que é refletido na decoração jovem e descolada do ambiente. O menu degustação é interessante, complexo e aventureiro, enquanto a seleção de vinhos e bebidas combina bem com a delicadeza da comida. Há opções à la carte e vegetarianas no menu.

2. Flocons de Sel (★★★): boa gastronomia em um dos restaurantes 3 estrelas Michelin dos Alpes Franceses

Localizado na charmosa cidade de Megève, no coração dos Alpes franceses, o Flocons de Sel é aclamado com três estrelas no guia Michelin de restaurantes. Comandado pelo excepcional chef Emmanuel Renaut, a sua culinária faz jus à fama com pratos excepcionais como o filé selvagem do Lago de Genebra, cozido em sal e servido frio. Outro carro-chefe do restaurante é o filé de veado com molho de vinho mondeuse e zimbro. Vale a pena a visita para apreciar a alta gastronomia dos Alpes!

3. Ursus (★): um passeio pela floresta na bela estação de Tignes

Na estação de Tignes, um dos melhores lugares para esquiar na França, você vai se encantar com a gastronomia do restaurante Ursus. Culinária criativa, sustentável e apresentações bem elaboradas estão no DNA do chef Clément Bouvier. A arquitetura do restaurante é um show à parte: troncos de árvores, iluminação suave e as mesas de nogueira reproduzem as sensações de um passeio na floresta. Entre os pratos principais, a sopa de batata tradicional da família Bouvier se destaca graças à fusão de sabores com creme de amêndoas, cogumelos e batatas. O carrinho de queijo 100% savoyarde e os excelentes vinhos locais também valem a pena.

4. Cà d’Oro (★★): uma refeição memorável em St. Moritz, a joia dos Alpes suíços

O après-ski em St. Moritz, o berço dos esportes na neve, é recheado de atrações, incluindo excelentes restaurantes para saborear uma refeição em grande estilo. Durante a sua viagem de inverno, faça uma reserva no Cà d’Oro, premiado com duas estrelas Michelin e 17 pontos no Gault & Millau, outro famoso guia francês de restaurantes. Os pratos do chef Matthias Schmidberger fazem uma homenagem à filosofia da cozinha mediterrânea, baseada em alimentos mais leves e naturais, com muita técnica e variações de texturas, consistências e sabores.

5. Le 1947 (★★★): um ótimo restaurante com estrela Michelin em Courchevel

O Le 1947, em Courchevel, na França, tem três estrelas no guia de restaurantes Michelin. Por lá, o talentoso chef Yannick Alléno presenteia os comensais com delícias que combinam a refinada técnica francesa com uma criatividade fora do comum. Entre os destaques estão os molhos criados por extração e fermentação. Os pratos incluem o bife wagyu assado em fogo de lenha com bolinhos de tutano e o foie gras tostado com ameixas verdes, shimeji e nozes frescas. Tudo perfeitamente harmonizado com os melhores vinhos regionais, é claro.

6. Le Relais des Moines (★): ótima comida em um belíssimo cenário arborizado

Após curtir as inúmeras atividades da estação de Les Arcs, aproveite para conhecer a culinária cheia de sabor do chef francês Sébastien Sanjou em seu restaurante Le Relais des Moines. Localizado em uma bastide do século 16, o espaço tem um agradável terraço que descortina uma bela vista para a vila medieval de Les Arcs e o Massif des Maures. O menu traz pratos requintados com produtos locais frescos e varia de acordo com a época do ano. Vale a pena conhecer!

7. La Table de l’Ours (★): mais um restaurante estrelado nas montanhas francesas

Outro restaurante com estrela Michelin para conhecer nos Alpes franceses é o La Table de l’Ours, situado na estação de Val d’Isère. Entre as especialidades da casa destacam-se os crozets de savoie gratinados com Beaufort – um dos pratos mais tradicionais da gastronomia dos Alpes -, que também inclui cogumelos picantes e trufas de inverno. O menu oferece ainda muitos outros pratos criativos inspirados nos ingredientes locais e na natureza ao redor: lagos, pastagens, montanhas…

Gostou da nossa lista de restaurantes com estrela Michelin? Agora é só planejar a sua viagem aos Alpes suíços, italianos ou franceses e escolher um desses locais para vivenciar uma experiência única. Afinal de contas, não há maneira melhor de se mimar após um dia inteiro de emoções na neve!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Tignes
Tignes
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Tignes

França