Tignes é uma famosa estação francesa de esqui na neve, localizada no coração do vale da Tarentaise. Sua altitude elevada faz com que o destino tenha uma das temporadas de esqui mais longas dos Alpes, normalmente de novembro até maio. Mas, além dos esportes na neve mais populares, as montanhas nevadas da região oferecem um mundo de atividades ao ar livre e passeios para enriquecer ainda mais a sua viagem com a família e os amigos. A seguir, veja a nossa seleção com 10 experiências imperdíveis em Tignes para você viver férias extraordinárias!

1. Esquiar em Tignes garante muitas aventuras na neve

O esqui é o carro-chefe de qualquer viagem para a neve. E em Tignes isso não é diferente. A estação é uma das preferidas de quem costuma esquiar na França, graças às variadas pistas que garantem a diversão até mesmo dos esportistas de primeira viagem. Se esse é o seu caso, uma dica é participar das aulas em grupo oferecidas nos pacotes dos melhores resorts All Inclusive da região. Comandadas por instrutores especializados da ESF (Escola Nacional de Esqui da França), as classes são sempre realizadas com pessoas do seu nível.

2. Patine com a sua família sobre um lago congelado

Um dos principais atrativos de Tignes é o lago que fica bem no centro da estação de esqui. Durante a temporada de neve, o espelho d’água fica congelado e se transforma em um impressionante rinque natural de patinação no gelo. Mesmo que você não queira praticar a atividade, vale a pena ficar ali curtindo a movimentação das pessoas e a paisagem, com a pista emoldurada pelas montanhas nevadas. A entrada é gratuita e, dependendo do dia, há shows temáticos no lago.

3. Emoções e vistas deslumbrantes no topo de uma geleira

Ponto mais alto da área de esqui de Tignes-Val d’Isère (3656 m), a geleira Grand Motte é o principal símbolo da estação e um destino obrigatório para quem gosta de se desafiar sobre esquis ou quer apenas curtir o visual. Para chegar ao topo, pegue um funicular e pare no terraço do restaurante panorâmico, antes de seguir de teleférico para apreciar a vista sobre os famosos picos ao redor: Mont Pourri, Grande Sassière, Grande Casse e, claro, o majestoso Mont Blanc à distância.

4. O snow tubing é uma das atividades na neve mais divertidas

Além dos esportes de inverno tradicionais, a estação de Tignes oferece uma grande variedade de atividades na neve para compartilhar com a família ou os amigos. Uma opção simples, mas muito divertida é o snow tubing, uma espécie de boia gigante onde você e o seu grupo se sentam e descem as montanhas nevadas a toda velocidade. A atração fica aberta todos os dias da temporada, a partir das 14h.

5. Um voo de parapente sobre as montanhas de Tignes

Quem é aventureiro de verdade não consegue resistir a um voo de parapente sobre as montanhas cobertas de neve. Observar a paisagem alpina de um novo ângulo enquanto aprecia uma sensação de liberdade no ar é uma experiência de viagem realmente inesquecível. Em Tignes, os voos duplos acontecem com um instrutor estadual credenciado e duram de 10 a 15 minutos. Se quiser, você nem precisa tirar o equipamento de esqui dos seus pés!

6. A condução no gelo é pura adrenalina

Já pensou em dirigir sobre o gelo? Essa experiência eletrizante também está disponível na estação de Tignes. Seja em um quadriciclo, buggy ou automóvel, é preciso acelerar fundo para encarar um circuito construído especialmente para a atividade. Para os inexperientes, há uma área de treinamentos no local e instrutores certificados que dão as melhores dicas sobre condução no gelo e segurança.

7. Veja Tignes do alto durante um passeio de helicóptero

O voo panorâmico de helicóptero é outra experiência em Tignes que você precisa colocar no roteiro. O passeio proporciona uma vista espetacular de toda a região alpina: montanhas cobertas pela neve, geleiras, vilarejos, parques naturais e toda a área de esqui. No tour de 60 minutos, o helicóptero voa baixo sobre algumas geleiras simplesmente deslumbrantes e desce até a base do Mont Blanc, antes de completar uma volta pela Itália e voltar para a França. Imperdível!

8. Experimente a caminhada com raquetes nos pés

A caminhada com raquetes de neve em torno de Tignes é uma atividade perfeita para todos, especialmente para pessoas que não gostam de esquiar. Você pode desbravar as trilhas por conta própria ou se juntar a um grupo liderado por um guia local e explorar as partes mais intocadas da área de esqui. Todos os equipamentos para caminhada podem ser alugados nas lojas de aluguel em Tignes. Mas, antes, uma boa dica é conferir se o seu resort oferece esse tipo de serviço.

9. Fondue e outros pratos tradicionais da região alpina

Experimentar os sabores locais é uma forma de saber mais sobre cada destino. E em Tignes ou qualquer outra estação de esqui nos Alpes franceses, a melhor escolha é encerrar um dia de aventuras ao redor de um fondue, raclette ou outros pratos típicos da gastronomia dos Alpes. Um dos melhores lugares para compartilhar um fondue de queijo com a família é o La Pignatta, em Val Claret. Embora o cardápio seja principalmente italiano, com algumas pizzas e massas saborosas, ele não ignora os pratos tradicionais das estações de esqui francesas.

10. Relaxe em um spa após tantas atividades

Tantas atividades na neve pedem momentos de descanso e bem-estar. E, para isso, nada melhor que repor as energias em um spa, seja fazendo uma massagem revigorante ou se presenteando com alguns tratamentos de beleza. Em Tignes há muitos hotéis e resorts que oferecem spas completos, com saunas a vapor, piscinas aquecidas e até aulas de yoga com vista para o cenário encantador das montanhas.

Escolher Tignes para suas férias na neve é uma oportunidade única de experimentar tantas atividades incríveis em uma das melhores estações de esqui na França. E fique de olho: por conta da altitude, qualidade da neve e tipo de terreno, o destino tem a mais longa temporada de esqui do país. Se quiser, você pode esquiar em Tignes até no verão europeu!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Tignes
Tignes
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Tignes

França