Top 4 especialidades da Savoia e outras iguarias para degustar na montanha

O melhor da gastronomia da região da Savoia, na França

Na Savoia, a gastronomia também está nas alturas. Descubra as especialidades da região dos Alpes franceses, além de outras delícias que dão água na boca. Abra o apetite após deslizar pela neve e corra para saborear o melhor que os Resorts Club Med têm a oferecer.

Fondue, a estrela dos menus

Aproveite as suas férias de inverno para se deliciar com as receitas típicas da Savoia, especialmente após um dia de aventuras na neve. Tire seus esquis e acomode-se confortavelmente no restaurante de especialidades da montanha do seu Resort Club Med. Sem dúvidas, a estrela do show é o fondue. Originalmente suíço, esse prato agrada jovens e adultos que não perdem uma oportunidade para saboreá-lo. A versão da Savoia, o fondue savoyarde, é feita com um blend de três queijos: Emmental, Comté e Beaufort. Reúna a família em torno da panela e mergulhe pedaços de carne, pão ou batata na mistura saborosa. Preste atenção: o primeiro a deixar cair algo dentro do queijo derretido, terá que dançar em público ou pagar uma rodada de bebidas para a turma.

Raclette, a tradição das montanhas

Como a região da Savoia é muito próxima à Suíça, é natural que mais uma receita lendária tenha cruzado as fronteiras. Tão social como o fondue, a raclette savoyarde é uma iguaria que não pode faltar após um dia de esportes de inverno. Descubra os sabores do queijo da Savoia, derretido e grelhado na horizontal sobre um aparelho tradicional. Diz a lenda que a primeira raclette foi servida em 1290.

Na apresentação, o queijo é colocado sobre uma batata cozida. Para acompanhar são trazidos picles, deliciosos frios da região, cebolas e, em alguns casos, cogumelos. É o suficiente para encantar adultos e crianças que buscam uma autêntica experiência gastronômica.

Aproveite a sua estadia para experimentar outras especialidades da Savoia:

• O bolo Saint-Genix;
  • Salsichas Diot ao vinho branco;
  • Crozets: pequenos quadradinhos de massa;
  • Potée savoyarde: espécie de ensopado feito com legumes variados, salsichas Diot e bacon;
  • La boîte chaude: queijo Mont d’Or assado no forno dentro da própria embalagem tradicional.

Tartiflette com queijo Reblochon

As férias de inverno são o momento perfeito para presentear seu paladar com uma típica tartiflette. Inspirada em uma receita rústica chamada péla, esse prato é um pouco mais recente que a raclette e o fondue. Trata-se de um gratinado feito com batatas, bacon, vinho branco e o ingrediente principal, queijo. Embora haja algumas variações recentes da receita tradicional, como a morbiflette (feita com queijo Morbier), os puristas batem o pé para dizer que uma verdadeira tartiflette deve ser feita com queijo Reblochon do vale do Thônes, na França.

Instigue também as suas papilas com os vinhos* da região, como os brancos de Apremont, Ripaille e Abymes, que harmonizam perfeitamente bem com as receitas da Savoia.

*O álcool em excesso faz mal à saúde. Beba com moderação.

Saboreie as especialidades da montanha nas suas férias do Club Med

Doce montanha: descubra a confeitaria da Savoia

Algumas especialidades da Savoia são feitas para outros momentos do dia e intervalos das refeições. Após uma manhã ou tarde esquiando, será difícil resistir à tentação das doçuras que aguardam por você no caminho de volta ao Resort.

Na hora do chá da tarde ou como sobremesa, experimente a variedade de doces tradicionais da região. Beba seu chocolate quente acompanhado de uma deliciosa fatia de biscuit de Savoie, um bolo leve e saboroso que se tornou parte tradicional da culinária francesa. Não deixe também de provar os doces de massa folhada com recheios de maçã ou pêra, conhecidos como rissoles ou bugnes. A torta de mirtilos também é outra sobremesa imperdível da Savoia.

Descubra o domínio dos 3 Vales

Resorts relacionados