Os esportes praticados na neve são muito divertidos – basta perguntar a qualquer um que acabou de voltar de uma estação de esqui e decidiu se aventurar nas montanhas cobertas de neve. Mas se você é daquelas pessoas que acham que os destinos de inverno são bons apenas para esquiar, pense de novo! A seguir, preparamos uma lista com os esportes de neve mais populares para você escolher o seu preferido e incluir no roteiro esportivo das próximas férias. Veja só:

O esqui alpino é a estrela dos destinos de inverno

Começaremos com o esporte na neve mais famoso: o esqui. É uma atividade muito prazerosa que consiste em deslizar pela neve sobre duas pranchas, seja como recreação, meio de transporte ou modalidade esportiva. Há evidências de que os esquis são usados há milhares de anos, mas só se tornou um esporte de inverno amplamente praticado na segunda metade do século passado. Hoje, há inúmeros destinos de neve famosos onde você pode fazer aulas, independentemente do seu nível, e experimentar a emoção de descer uma montanha.

O snowboard é outro esporte de neve campeão de popularidade

O snowboard é um dos esportes praticados na neve mais conhecidos do mundo. Dada a sua popularidade atual, muita gente se surpreende ao descobrir que ele na verdade é bastante recente. Foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1960 e adicionado aos Jogos Olímpicos de Inverno apenas em 1998. A menos que você já seja skatista ou surfista, não é tão fácil aprender a praticar snowboard. Mas é um esporte na neve super apaixonante quando você participa de algumas aulas com profissionais e começa a pegar o jeito.

A caminhada com raquetes permite explorar a natureza

A caminhada com raquetes é o esporte praticado na neve ideal para quem deseja explorar a paisagem de inverno intocada longe das pistas e teleféricos. As raquetes distribuem o peso do corpo, evitando que seus pés afundem totalmente no terreno. O manuseio é ​​fácil e não requer nenhuma experiência prévia: basta prender as raquetes sob suas botas de inverno, pegar seus bastões e pronto! A melhor parte é que você não precisa gastar uma fortuna em equipamentos caros. O aluguel das raquetes de neve e bastões costuma ser ​​bastante acessível.

Fat bike: um dos esportes praticados na neve mais recentes

Não deixe que a imensidão de neve atrapalhe o bom e velho ciclismo. Com a bicicleta certa, uma fat bike, para ser mais exato, você pode deslizar sobre terrenos de inverno com muito mais facilidade. Originária do Alasca, nos Estados Unidos, a bicicleta especial com pneus mais largos se tornou muito popular na Europa, como meio de explorar trilhas de mountain bike na neve que normalmente seriam inacessíveis no inverno.

A caminhada nórdica é outra ideia de esporte na neve

A caminhada nórdica é outro esporte de neve tradicional nas estações de esqui. A modalidade é, na verdade, uma versão mais ativa de caminhada comum, que pode ser praticada por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico ou idades. De fãs de aventura que gostam de experimentar novidades a entusiastas do universo fitness, a caminhada nórdica oferece uma maneira muito sociável de praticar um exercício durante as férias. De quebra, você conhece cenários de montanhas fabulosos, aldeias e a vida silvestre.

O montanhismo de inverno é só para os mais corajosos

Caminhar não é extremo o suficiente para você? Então o montanhismo de inverno (também conhecido como alpinismo) é um dos esportes praticados na neve que você pode considerar. Montanhismo é um termo bastante amplo, mas geralmente envolve a conquista de todos os tipos de terrenos diferentes, como rocha, gelo e neve. Você pode sair com alguém experiente ou participar de um grupo de turismo. Nunca vá sem companhia.

O snowmobile é outro esporte praticado na neve radical

O snowmobile tem um uso prático: fazer as pessoas atravessarem as montanhas rapidamente. Mas, com o tempo, o veículo acabou derivando um esporte… Uma corrida, na verdade. Quem já experimentou garante que não há experiências tão emocionantes quanto andar de moto de neve pelas montanhas e florestas nevadas. Apesar do snowmobiling ser um hobby bastante sério para alguns, muitas estações de esqui organizam passeios recreativos para os turistas.

Os trenós de neve agradam a todo mundo

Que tal um esporte de inverno em que você se senta em um veículo e desce as montanhas a toda velocidade? Utilizados originalmente como meio de transporte, os trenós de neve viraram uma das modalidades mais populares das estações de esqui. Entre os motivos estão o uso de poucos equipamentos e a necessidade de ter pouca ou nenhuma habilidade. Embora seja uma das opções mais divertidas para recreação, alguns trenós são usados em competições esportivas. O airboard, uma espécie de prancha inflável, é um dos exemplos.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados