Engana-se quem pensa que os dias de calor só podem ser aproveitados em destinos tropicais: a Europa também tem diferentes paisagens encantadoras para curtir períodos quentes do ano. O verão na Suíça, por exemplo, proporciona uma experiência única e repleta de diversão nos Alpes.

Quando as temperaturas sobem, chega a hora de explorar as cidades e se aventurar em atividades novas, desde a prática de esportes até a degustação de pratos típicos. O Club Med tem dicas especiais para que você saiba o que fazer na Suíça no verão e possa montar seu roteiro. Confira!

O que fazer durante as férias de verão na Suíça?

Para aproveitar o verão na Suíça, o primeiro passo é o planejamento da viagem entre junho e setembro. Nessa época, a temperatura no país fica entre 18ºC e 28ºC, podendo chegar a 30ºC em dias atípicos — os melhores para ficar na piscina.

Caso escolha viajar para a Suíça em julho, prepare-se para viver dias muito quentes, mas com chuvas típicas de verão. Nessa estação, o clima é mais agradável, mas também chove mais. Porém, em geral, o país tem um alto índice de precipitações anuais, chegando a mais de 600 mm.

Além de pensar na melhor época para a viagem, é essencial escolher uma região que ofereça fácil acesso aos principais pontos turísticos e a uma variedade de atividades de lazer. Se você ainda não sabe o que fazer na Suíça no verão, anote as dicas abaixo.

Saborear bebidas e pratos típicos

A Suíça é conhecida pelos pratos típicos com variações de queijo. Os mais famosos são emmental, gruyère, appenzeller e vacherin fribourgeois. Eles são os mais usados no fondue originário no país, que, diferentemente de outros locais do mundo, acompanha apenas pedaços de pães e vinho para harmonizar.

Outras comidas famosas dos Alpes Suíços também usam queijo. Ele está presente nos pratos rösti (vai ao fogo junto com batatas raladas, ovo e bacon, formando uma espécie de omelete), raclette (fica derretido sobre batata cozida, carne e vegetais) e Älplermagronen, uma espécie de mac’n’cheese.

Ainda que o chocolate do país seja uma referência na confeitaria mundial, as sobremesas não focam apenas nele. O Gebrannte Mandeln, por exemplo, é a simples combinação da amêndoa com caramelo e faz sucesso nas feiras e nos mercados. O Basler Läckerli é mais complexo: trata-se de um pão de gengibre coberto com mel, açúcar, frutas cristalizadas e nozes, uma mistura crocante e saborosa.

Visitar os pontos turísticos

Os Alpes Suíços no verão têm o clima perfeito para passeios turísticos. Os favoritos e mais recomendados pelos guias de viagem são: rota com o trem Bernina Express, travessia da ponte de Kapellbrücke em Lucerna e passeio de barco em Montreux (cidade que tem uma estátua em homenagem a Freddie Mercury).

A Suíça é mais conhecida pela temporada de esqui durante o inverno, mas não se engane achando que não há programação de aventura no verão. Para quem gosta de se conectar com a natureza, por exemplo, a montanha Grindelwald First é parada obrigatória.

Para chegar ao topo, os turistas vão com teleféricos. Nas partes mais baixas, os visitantes se divertem com patinetes e triciclos, e podem fazer trilha até o Lago Bachalpsee. Inclusive, há algumas opções de passeios aquáticos para a sua programação de verão na Suíça:

  • Valle Verzasca: com rio de águas esverdeadas, o ponto localizado no lado italiano do país viralizou em vídeos da internet e atrai turistas de todo o mundo, que se arriscam em mergulhos gelados;
  • Cataratas do Reno: a maior queda d'água da Europa, próxima à fronteira com a Alemanha, é para os corajosos. Passeios de barco ou excursões possibilitam vê-la de perto.

Praticar esportes

Para quem gosta de explorar limites e desenvolver novas habilidades, os esportes são uma excelente aposta durante o verão na Suíça. Os vários rios e montanhas do país possibilitam diferentes modalidades terrestres e aquáticas para viajantes de todas as idades. Entre elas, os destaques são:

  • canoagem no Rio Ticino;
  • rafting no Rio Simme;
  • stand up paddle em Champex-Lac;
  • canionismo em Interlaken;
  • vela no Lago de Grueyère.

Caso esses passeios estejam no seu roteiro para a Suíça no verão, lembre-se de contratar excursões com agências confiáveis e instrutores especializados, garantindo a segurança desde o trajeto até a prática esportiva.

Realizar atividades relaxantes ao ar livre

Para quem precisa se desconectar da rotina, as férias na Suíça também passam por programações voltadas ao descanso. A prática de yoga é uma atividade de bem-estar que se encaixa nesse propósito e ajuda a aliviar a tensão do corpo, melhorar a respiração e relaxar a mente.

Você pode praticá-la em diferentes paisagens do país: à beira de lagos e em parques, como o Parco Ciani. Nesses ambientes, o momento relaxante em família e entre amigos também pode incluir piqueniques e jogos interativos.

Explore a Suíça em todas as estações com o Club Med!

Com essas ideias para o roteiro de verão na Suíça, você já sabe como planejar seus dias de férias no calor. Porém, se quiser ter outras experiências no país durante o inverno, o Club Med Saint-Moritz Roi Soleil é a melhor opção!

Nesse resort all-inclusive com todas as comodidades, você desfruta da alimentação típica do país, pratica esportes de aventura na neve e tem acesso a atividades de bem-estar e passeios. Além disso, é possível personalizar toda a sua programação! Assim, suas férias no frio se tornam únicas e inesquecíveis!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados