Localizada no vale da Tarentaise, no coração dos Alpes franceses, a estação de La Plagne é um destino de neve perfeito para passar as férias ao lado da família e dos amigos. A estância é o lar de uma das áreas de esqui mais impressionantes e variadas dos Alpes, e de várias aldeias ou subestações, todas com um perfil único.

Mas, além da estrutura para esquiar na França, La Plagne conta com inúmeras opções de atividades além do esqui, que vão desde descidas radicais em uma pista olímpica de bobsled até uma agradável caminhada com raquetes de neve. Confira, a seguir, uma lista com 6 atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro na região!

1. Esqui para todos os níveis em La Plagne

Claro, não dá para falar de La Plagne sem mencionar suas fantásticas instalações de esqui e snowboard. Existem muitas áreas para aprendizes e iniciantes, mas a estação é um paraíso para intermediários e experts, com uma área de esqui diversificada espalhada por 225 km de pistas.

Sem contar que La Plagne faz parte do Paradiski, um dos maiores domínios esquiáveis do planeta. Isso significa um total de 425 km de pistas, acessíveis via Vanoise Express; a famosa gôndola de dois andares que conecta La Plagne com as vizinhas Les Arcs e Peisey-Vallandry.

2. Aventure-se em uma pista olímpica de bobsled

O bobsled é uma tradição de longa data em La Plagne, que sediou a modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992. Quando o treinamento dos atletas acaba no fim do dia, a pista olímpica é liberada ao público.

Existem três categorias para você experimentar, incluindo bob raft, um trenó autoguiado indicado para famílias e grupos de amigos, e o bob racing, mais radical, que pode atingir até 110 km/h na pista de gelo. Uma aventura e tanto para quem busca uma experiência emocionante.

3. Desafie-se em uma torre para escalada no gelo

Se você é fã de esportes no gelo e não pode ver um desafio pela frente, há uma atividade que não pode ficar de fora da sua programação em La Plagne: a escalada no gelo. O ponto de encontro dos aventureiros é a torre de Champagny Le Haut, com 24 metros de altura, que fica disponível apenas entre dezembro e março.

A atração é indicada tanto para iniciantes quanto para escaladores experientes, e todo mundo pode contar com a ajuda de instrutores especializados para evoluir. A idade mínima é de 10 anos.

4. Experimente a caminhada com raquetes em família

Cada vez mais popular nos destinos de neve, a caminhada com raquetes é uma atividade que toda a família pode fazer nas férias, de crianças a adultos. É a chance de ficar mais perto da natureza, longe das áreas mais movimentadas da estação, e observar paisagens de inverno que são só acessíveis por caminhadas.

Existem muitos percursos por toda a região alpina, com quilômetros de itinerários classificados de acordo com o nível de dificuldade e o ponto de partida. Até dá para percorrer as trilhas de forma independente, mas contratar um guia local experiente é sempre a melhor escolha para esse tipo de atividade.

5. Fortes emoções nas tirolesas de Plagne

Que tal viver momentos de pura adrenalina nas alturas? Em La Plagne, existem dois lugares com tirolesas para você escolher. Um deles é o complexo Cascade de Tyrolienne, entre Belle Plagne e Plagne Bellecôte, que conta com dez tirolesas, onde você ziguezagueia em mais de 2 mil metros de cabos perfeitamente integrados, antes de terminar a aventura em um salto de 9 metros de altura.

Outra opção é a Super Tyro (na foto abaixo), localizada entre entre Aime 2000 e Plagne Centre, que permite você sobrevoar as pistas da estação em uma tirolesa emocionante de 600 metros. Se tiver coragem de abrir os olhos, dá até para ver o icônico Mont Blanc, uma das paisagens de montanhas com neve mais conhecidas do mundo.

6. Veja a estação de esqui e os arredores do céu

Tenha uma perspectiva totalmente diferente das montanhas francesas fazendo um voo duplo de parapente em La Plagne. Você terá o imenso privilégio de sobrevoar o vale da Tarentaise e o fabuloso domínio do Paradiski com suas belas paisagens de neve. Dependendo das condições e do tipo de passeio escolhido, é possível ver o imponente maciço do Mont Blanc e o belo Parque Nacional Vanoise.

De preferência, reserve o voo duplo com um ou dois dias de antecedência para ter a chance de reagendá-lo em caso de mau tempo. O voo de batismo normalmente tem duração de aproximadamente 15 minutos, mas também há opções de voos mais longos, que podem durar de 30 a 40 minutos.

E aí, conseguiu escolher a sua atração de La Plagne favorita? Além das experiências que listamos acima, você e sua família ainda podem patinar no gelo, descer as montanhas de trenó, andar de fat bike, brincar nas áreas infantis e muito mais. E para saber mais sobre a região e outros destinos de neve pelo mundo, não deixe de assinar a nossa Newsletter. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados