Parte da razão pela qual amamos tanto viagens para a neve é porque elas nos dão a oportunidade de estar em contato com a natureza intocada. Então, gases de escapamento de carro e buzinas enlouquecidas não são exatamente o que se espera de destinos de neve cercados por paisagens espetaculares. Além disso, locais sem trânsito são amigáveis às famílias que viajam com crianças.

Para inspirar as suas próximas férias de inverno, selecionamos abaixo 5 estações de esqui dos Alpes – França, Áustria e Suíça – onde os carros e outros veículos poluentes não são bem-vindos. Acompanhe com a gente!

1. Saas-Fee, Suíça, é a “Pérola dos Alpes”

Bastam algumas horas em Saas-Fee para fazer você se apaixonar por essa charmosa estação de esqui suíça, conhecida como a “Pérola dos Alpes”. O centro da vila, livre de carros desde o começo da década de 1950, ainda abriga alguns dos antigos armazéns “Spycher”, que foram construídos sobre palafitas para afastar os roedores. Até os edifícios mais modernos, que subiram nos últimos anos, foram bem pensados para se adequarem à atmosfera autêntica de Saas-Fee.

2. Valmorel, França, tem um charmoso vilarejo

A estação francesa de Valmorel é um destino com perfil familiar localizado no vale da Tarentaise, a 1.320 metros de altitude. Aqui, a bela arquitetura da Savoia – marcada por chalés de pedra e madeira, telhados de ardósia e fachadas trompe l’oeil –, se mistura harmoniosamente com os cenários naturais. Toda a estância gira em torno da principal rua peatonal, onde há excelentes locais para curtir o après-ski, restaurantes variados, lojinhas e pequenas praças.

3. Zermatt, Suíça, fica aos pés do Matterhorn

A cidade de Zermatt, no sul da Suíça, é mundialmente famosa por sua localização espetacular aos pés do Matterhorn – uma das montanhas mais fotografadas do mundo. Livre de carros, as ruas dessa estância de inverno estão repletas de cantinhos agradáveis para explorar a pé, sem pressa. Se você estiver viajando de carro, terá que deixá-lo para trás no estacionamento em Täsch, no vale. Depois, a viagem até o centro de Zermatt segue por meio de um curto trajeto de trem.

4. La Plagne, França, pertence ao Paradiski

Parte do Paradiski, uma das maiores áreas de esqui da França, La Plagne é composta por seis subestações, todas ski-in/ski-out e interligadas entre si: Plagne Aime 2000, Plagne Centre, Plagne Bellecôte, Belle Plagne, Plagne 1800 e Plagne Village/Soleil. Cada uma dessas aldeias tem um universo e uma atmosfera particular com lojas e atividades sempre acessíveis sem carros.

5. Serfaus, Áustria, também é livre de carros

Desde 1986, o tráfego de carros particulares e ônibus de esqui foi proibido em Serfaus, parte da área de esqui de Serfaus-Fiss-Ladis, no Tirol austríaco. Os visitantes até podem chegar de carro, mas devem deixar seus veículos gratuitamente em uma estacionamento fora da cidade. Uma ferrovia subterrânea foi construída para levar os esquiadores até a base dos teleféricos.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber dicas valiosas e conteúdos exclusivos sobre o universo da neve!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados