Valmorel é uma estação de esqui dos Alpes franceses, localizada ao sul da cidade de Albertville – sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992. Construída na década de 1970 para ser uma vila de montanha sem trânsito, a estância hoje é um dos vilarejos de inverno mais encantadores do mundo, com seus chalés de pedra e madeira, ruas com lojinhas e um cenário alpino deslumbrante ao redor.

Por ser um pouco mais tranquila que outros destinos da região, Valmorel se consolidou como um lugar ideal para férias em família. Além das aulas de esqui e snowboard, dá para fazer caminhadas de inverno, patinar no gelo, descer as montanhas de trenó e muito mais. Se você está pensando onde esquiar na França e ainda não se decidiu, as nossas dicas sobre Valmorel podem te ajudar. Confira a seguir!

Viva a emoção dos esportes de inverno em Valmorel

Junto com outras estações, Valmorel forma a área de esqui conhecida como Le Grand Domaine, com 165 quilômetros de pistas. Como a maioria das áreas é voltada para aprendizes e pessoas com pouca experiência nos esportes de inverno, você pode compartilhar momentos agradáveis ​​com toda a família nas encostas.

Mas isso não quer dizer que os esquiadores intermediários e experts não têm vez em Valmorel. Há muitas pistas desafiadoras, desde áreas largas e extensas até descidas mais técnicas e curtas pela floresta. Além disso, existem quatro áreas de freeride (zonas seguras fora das pistas) e um parque de neve (Snowzone), localizado no topo do teleférico Crève-Coeur.

As crianças se divertem nos espaços lúdicos da estação

Durante as férias na neve com crianças, não podem faltar atrações desenvolvidas especialmente para os pequenos. Em Valmorel, a área de diversão “Pirates Adventure Village” é um espaço divertido com escorregadores, passagens secretas, castelo cenográfico, brincadeiras e mesas para piqueniques.

Perto dali, os mais aventureiros podem apostar uma corrida com os amigos na pista de boardercross. Também há duas zonas de estilo livre para os pequenos esquiadores e snowboarders praticarem suas manobras em caixotes, trilhos, rampas e outros obstáculos. Já a rota dos piratas é um percurso fácil e divertido para toda a família esquiar junto.

O que fazer em Valmorel além dos esportes tradicionais?

Muito além dos esportes na neve mais famosos, Valmorel oferece um leque extenso de atividades para crianças e adultos. Entre as atrações mais populares para famílias estão os karts e motos de neve, trenós, patinação no gelo e o airboard. Há, ainda, um passeio muito interessante que envolve construir o seu próprio iglu com as dicas e truques de um profissional experiente.

As caminhadas de inverno em Valmorel também são imperdíveis – há mais de 150 quilômetros de trilhas na neve à porta para caminhada nórdica ou com raquetes. Se o esqui cross country é a sua preferência, há vários setores para explorar, de terrenos fáceis a trilhas árduas, localizadas entre 1610 e 1800 metros de altitude.

Após tantas atividades na neve, a melhor recompensa no fim do dia é compartilhar um fondue com toda a turma, antes de dar umas braçadas em uma piscina aquecida, descansar em uma sauna a vapor ou se presentear com tratamentos nos spas e centros de bem-estar da estação. Só assim para conseguir recarregar as energias para o dia seguinte…

Onde ficar em Valmorel?

A estação de Valmorel tem hospedagens para todos os estilos de viajantes: de chalés e apartamentos de temporada a ótimos hotéis e resorts. Mas a maioria dos turistas, principalmente os que viajam em família, prefere a comodidade do Resort Club Med Valmorel, um complexo ski-in/ski-out que conta com espaços de quatro e cinco tridentes (como a rede classifica seus resorts, em vez de estrelas) e um pacote All Inclusive com um ótimo custo-benefício.

Além das aulas de esqui e snowboard para todas as idades, estão incluídos os passes de teleférico (Valmorel lift pass), aluguel de equipamentos, entretenimento, clubes infantis, refeições completas, open bar, entre outras comodidades que deixam a sua viagem para a neve muito mais tranquila e segura.

Gastronomia: o que comer em Valmorel?

Valmorel reúne uma grande variedade de restaurantes que oferecem de tudo, desde pratos da cozinha internacional até delícias da gastronomia dos Alpes franceses. Você e sua família encontrarão lugares excelentes para compartilhar uma refeição e conversar sobre a agitação do dia nas pistas.

Além do tradicional fondue savoyarde, não deixe de provar os brochettes au Beaufort (espetos com cubos de queijo, presunto da Savoia e frutas), a crique de pommes de terre à la Tomme de Savoie (espécie de batata rösti com queijo Tomme de Savoie) e a truta Beaufort en papillote.

O après-ski em Valmorel

Quando as pistas fecham, os bares da estação ganham uma atmosfera animada para você aproveitar o après-ski. O La Cordee pode ser uma boa primeira parada da noite. Localizado na parte inferior das pistas, é um ótimo lugar para tomar um drink. O Jimbo Lolo oferece um après-ski em estilo Tex-Mex com Karaokê, festas dançantes e boa música. Já o Les Clarines Valmorel, em frente à pista Rocher, tem um terraço ensolarado para aproveitar o fim do dia e petiscar.

Raio X da estação de Valmorel

Domínio de esqui: Le Grand Domaine
Temperatura média: -14° / -8° (janeiro a março), -8° / -5° (de abril a junho), -2° / 3° (de julho a setembro), -10° / -3° (de outubro a dezembro)
Quantidade de pistas: 165 km
Número de pistas: 90 (Total) | 24 (Verdes) | 39 (Azuis) | 19 (Vermelhas) | 8 (Pretas)
Meios de elevação: 50
Altitude máx: 2550 m
Altitude mín: 1250 m
Altitude Resort: 1460 m
Quando ir: a temporada de inverno vai de meados de dezembro a meados de abril, mas o verão também é uma boa época para aproveitar o destino.
Como chegar em Valmorel: a estação tem uma localizada privilegiada. Voe para um dos seis aeroportos que ficam a apenas duas horas de carro do destino, sendo o Aeroporto de Chambéry o mais próximo, a apenas uma hora de distância.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Valmorel
Valmorel
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Valmorel

França