A fotoceratite – também conhecida como cegueira da neve – é uma condição ocular causada pela exposição excessiva dos olhos aos raios ultravioleta. Para prevenir o problema em destinos nevados, é importante fazer o uso correto dos óculos para neve, que são tão indispensáveis quanto os óculos de sol para a praia.

A seguir, te explicamos tudo sobre a cegueira da neve: o que é, quais são os sintomas, como é feito o tratamento e qual é a importância de prevenir esse problema. Confira!

O que é fotoceratite, a cegueira da neve?

Popularmente conhecida como cegueira da neve, a fotoceratite é uma queimadura na córnea causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV). Talvez você esteja se perguntando por que a condição está associada aos destinos de inverno e não aos de verão. Portanto, vamos desvendar esse mistério!

Muitas pessoas não sabem, mas o visual todo branquinho da neve pode refletir até 80% dos raios ultravioletas, enquanto a areia da praia reflete apenas cerca de 15%. Nas altitudes elevadas das estações de esqui, a incidência dos raios UV se torna ainda maior. Além disso, o ressecamento dos olhos causado pelas baixas temperaturas contribui para que a área se torne ainda mais sensível e suscetível a danos.

Quais são os sintomas da cegueira na neve?

Os principais sintomas da fotoceratite são:

  • Dor nos olhos;
  • Sensação de queimação nos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz);
  • Inchaço nos olhos e pálpebras:
  • Ver manchas e/ou pontos pretos ao olhar em direção à luz;
  • Visão embaçada;
  • Perda temporária da visão.

Fotoceratite é facilmente tratada e prevenida com cuidados simples

A boa notícia é que essa condição é passageira e pode ser facilmente revertida. A cegueira da neve é curada quando as córneas machucadas se recuperam, o que costuma levar de um a dois dias, com uma melhora gradual dos sintomas.

Nesse meio tempo, alguns cuidados são essenciais para tratar os olhos sensibilizados pela cegueira da neve, como:

  • Não se expor à luz solar;
  • Não coçar os olhos;
  • Não usar lentes de contato;
  • Usar colírios hidratantes;
  • Fazer compressas geladas nos olhos.

Geralmente, a fotoceratite é curada pelo próprio corpo. No entanto, caso a cegueira da neve persista por mais de 24 horas, você deve procurar um médico. Também é preciso se atentar contra a automedicação – tratamentos tópicos com colírios especializados devem ser recomendados e acompanhados por um oftalmologista.

Uso de óculos para neve é fundamental para garantir a saúde ocular

Evitar a cegueira da neve é simples: basta usar óculos de esqui, os goggles, em todos os momentos de exposição direta à luz solar. Os óculos para neve vão cumprir a função de proteger os seus olhos contra os danos dos raios UV e manter a sua córnea saudável.

Os óculos de esqui são um equipamento indispensável para qualquer esquiador, seja iniciante ou avançado. Além de evitar problemas como a fotoceratite, os goggles evitam que a neve e o vento atinjam os seus olhos – o que tende a atrapalhar o seu bem-estar e também a sua performance nos esportes de inverno.

Essas medidas costumam ser o suficiente para manter a saúde dos seus olhos intacta durante as férias de inverno. Porém, também é interessante pensar em um roteiro que combine atividades ao ar livre e programações em ambientes fechados. Dessa forma, você ajuda a manter o ritmo da viagem mais leve e agradável.

Nesse sentido, resorts com pacotes All-Inclusive são uma excelente alternativa, porque reúnem ótima infraestrutura para a prática de esportes na neve e uma série de atrativos indoor, como piscinas, restaurantes, spa, recreação infantil e muito mais. Vale a pena experimentar!

Gostou de entender melhor o que é cegueira da neve e como evitar o transtorno? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Valmorel
Valmorel
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Valmorel

França