Para aproveitar ao máximo suas férias na neve com crianças, não há nada melhor que apostar nas atividades lúdicas de inverno. Montar um boneco de neve clássico, descer a montanha em cima de um trenó e fazer uma guerra de bolas de neve são apenas algumas das brincadeiras que encantam crianças de todas as idades. E se, por acaso, elas precisarem de mais ideias divertidas para um dia de neve, a seleção de atividades de inverno abaixo deve ajudá-las. Acompanhe!

1. Montar um boneco de neve é um clássico das férias

Aprender como fazer um boneco de neve está entre as atividades de inverno mais desejadas pelas crianças. A brincadeira consiste em formar duas ou três bolas de neve, colocar uma sobre a outra e soltar a criatividade na decoração. Busque pedras para os olhos e a boca, e dois galhos para os braços. Aposte também em acessórios, como cachecol e gorro, para deixar o boneco cheio de personalidade. E, claro, não dá para esquecer da cenoura para colocar no lugar do nariz!

2. Pensou em atividades lúdicas de inverno, pensou em anjos na neve

Criar os famosos anjinhos de neve é outra brincadeira de inverno que não pode faltar no roteiro das férias. Tudo que a criançada precisa fazer é deitar na neve e mexer os braços e pernas até formar a silhueta de um anjo no terreno. Essa atividade é bem simples, mas há algumas coisas que você pode fazer para torná-la ainda mais divertida. Depois que as crianças fizerem o anjo de neve, deixe-as decorá-lo! Galhos, pinhas e frutinhas podem ajudar na tarefa.

3. Descer as montanhas em um trenó garante muita diversão

Se a ideia é encontrar algo para toda a família se divertir, as descidas em trenós de neve estão entre as atividades lúdicas de inverno mais populares. A brincadeira oferece fortes emoções aos pequenos, além de garantir muitas risadas. No entanto, para que a descida seja feita em total segurança, é preciso encontrar uma colina menos íngreme e que tenha uma longa área plana na parte inferior para deslizar até parar. Algumas estações de esqui ao redor do mundo têm áreas exclusivas para trenós e tobogãs, com redes de proteção no fim da pista.

4. A guerra de bolas de neve é outra ideia de atividade de inverno

Uma das cenas mais comuns dos filmes que se passam na neve é a clássica guerra de bolas. As instruções são muito simples: basta pegar um pouco de neve com as mãos, fazer uma bola e acertar alguém. As crianças podem até formar equipes para deixar a atividade de inverno ainda mais divertida. Antes da brincadeira, lembre-se de conversar com as crianças sobre a etiqueta adequada da guerra de bolas de neve (sem jogar no rosto, sem gelo ou pedras nas bolas, etc.).

5. Caça ao tesouro na neve mantém as crianças entretidas

Caça ao tesouro é uma das atividades de inverno para crianças mais divertidas e uma ótima maneira de entretê-las durante uma viagem para a neve. Você só precisa esconder um item e dar pistas “quentes” ou “frias” durante a brincadeira – ou apenas deixá-las descobrir por conta própria. Para uma atividade mais elaborada, esconda algo e dê a elas uma série de pistas ou desenhe um mapa. Outra ideia é fazer uma lista de itens que as crianças precisam encontrar para ganhar o jogo.

6. As crianças também adoram fazer caramelo de bordo

Nos destinos de neve do Canadá, especialmente na província de Quebec, fazer caramelo de bordo (maple taffy) é uma atividade bastante popular entre a garotada. Para formar o doce açucarado, são necessários apenas dois itens: um pouco de xarope de bordo puro e neve. No entanto, é importante ajudar seus filhos na tarefa, pois é preciso aquecer a calda antes de despejá-la quente na neve para solidificar. Não dá para deixar as crianças sem supervisão!

7. Divirta-se montando castelos de neve em família

Castelos de areia são uma brincadeira clássica do verão, mas construir castelos de neve durante as férias de inverno pode ser muito divertido também! Basta pegar os mesmos itens para construção de castelos de areia (copos, tigelas, pás, etc.) e fazer o mesmo na neve! Com toda a família reunida, crie castelos elaborados com fossos, janelas, pontes, torres, bandeiras de folhas e galhos.

Gostou da nossa lista de atividades lúdicas de inverno para as crianças se divertirem nas próximas férias? Então aproveite a empolgação e comece a planejar agora mesmo a sua viagem em família rumo aos destinos de neve mais famosos do mundo! De preferência, opte por hospedagens com clubes infantis, que oferecem supervisão de qualidade e um mundo de atividades lúdicas, educativas e criativas para seus filhos!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados