Vai passar férias na neve e quer saber como esquiar? Bastante popular nos destinos de inverno, o esqui é uma escolha divertida e emocionante para testar habilidades, desfrutar da natureza e criar memórias inesquecíveis.

Porém, como aprender a prática? Todo começo requer dedicação e paciência, mas é possível simplificar o caminho seguindo alguns passos básicos. O Club Med preparou um guia com dicas para iniciantes no esqui. Veja a seguir!

1. Escolha o destino

Escolher entre os destinos para esquiar é o primeiro passo para aprender a praticar. Diversos países têm pistas de esqui para iniciantes, que também oferecem aluguel de equipamentos e aulas.

A Europa é uma escolha popular para quem está começando, com vários lugares esquiáveis e resorts equipados para a prática. Você pode escolher entre os Alpes Franceses, Italianos e Suíços que, além de esportes de inverno, abrigam atrações surpreendentes e uma gastronomia incomparável.

2. Use equipamentos adequados

Um ponto importante para quem quer aprender a esquiar é a escolha dos equipamentos. É necessário fazer o ajuste adequado, não deixando os itens nem muito largos, nem apertados. Eles também precisam estar alinhados ao nível de habilidade. Em geral, para iniciantes, é indicado usar:

  • esquis mais curtos e mais flexíveis;
  • botas com numeração apropriada;
  • bastões proporcionais à altura;
  • capacete ajustável;
  • óculos de proteção ou máscara;
  • roupas de inverno térmicas e impermeáveis.

3. Atente-se à vestimenta

As roupas de esqui merecem uma atenção especial, já que são importantíssimas para garantir a segurança dos praticantes. O indicado é vestir-se em camadas, para se proteger do frio e da umidade.

Uma dica é começar com uma camada de base térmica para manter o corpo aquecido. Em seguida, adicione uma intermediária isolante para reter o calor. Por cima, finalize com uma jaqueta, calça e corta-vento impermeável, para impedir a entrada de umidade e vento.

4. Siga as orientações do instrutor

Com equipamentos e roupas apropriadas, é hora de começar a praticar. Para quem vai esquiar pela primeira vez, é fundamental seguir as orientações do instrutor de esqui. Ele irá demonstrar as melhores técnicas para iniciantes, bem como a execução correta.

Se quiser treinar em casa antes de chegar nas pistas, você pode consultar tutoriais em vídeo na internet, reproduzindo posições até se familiarizar com os movimentos básicos. Assim, será possível ter mais confiança na neve.

5. Mantenha a postura, o equilíbrio e a concentração

Quem deseja saber como esquiar, precisa ter em mente que manter a postura adequada é fundamental. Afinal, para se movimentar sob a neve nos esquis, é essencial manter o corpo alinhado e equilibrado, com coluna reta, ombros nivelados, braços e joelhos ligeiramente flexionados.

Uma dica é se concentrar para distribuir uniformemente o peso do corpo entre os dois esquis. Não se esqueça de sempre olhar para a frente, a fim de manter a orientação e antecipar possíveis obstáculos. Apenas evite tensionar os músculos. Em caso de dúvidas, você pode buscar por tutoriais na internet ou pedir orientações ao instrutor.

6. Lembre-se de que cair faz parte

Aprender a esquiar na neve é uma jornada emocionante, porém desafiadora, repleta de tentativas e erros. Por isso, não se esqueça de que cair também faz parte do processo. São as quedas que ajudam a aprimorar suas habilidades.

Cada tropeço ou queda no esporte oferece uma oportunidade de aprendizado para você analisar o que fez de errado e corrigir. Além disso, os erros proporcionam mais confiança para seguir tentando e atingir os objetivos. A prática leva à perfeição!

7. Faça pausas e hidrate-se

Outra dica valiosa para quem quer aprender como esquiar é respeitar o momento de pausa e descanso. Nada em excesso faz bem! Forçar o corpo ao extremo aumenta o risco de quedas e lesões.

Durante a prática, também é importante lembrar de se hidratar. Além do esforço físico exigido pelo esqui, a exposição à neve pode causar desidratação devido à reflexão intensa do sol, resultando em maior perda de líquidos. Beba água durante o processo e divirta-se!

Pratique esqui com conveniência e segurança no Club Med

Escolher um resort all-inclusive do Club Med é ideal para quem quer aprender como esquiar na neve com conveniência e segurança. A reserva já inclui aulas para praticantes de diferentes níveis e aluguel de equipamentos profissionais, renovados a cada temporada.

A maioria dos resorts é ski-in e ski-out, ou seja, estão próximos às pistas de esqui, garantindo fácil acesso. As hospedagens ainda oferecem serviços como Facilitate Your Arrival e o Ski Pass, assegurando que tudo esteja pronto para a sua chegada e dando passe-livre nas estações de esqui, com um time preparado para ajudá-lo com os equipamentos.

Há também outras comodidades para tornar sua experiência na neve mais confortável. Isso inclui comida, bebida e petiscos à vontade, piscinas aquecidas, SPAs e muito mais.

Aprenda a esquiar nos resorts all-inclusive Club Med!

E aí, ficou mais fácil aprender como esquiar? Então, o que está esperando para viver experiências inesquecíveis nos destinos de inverno? Confira as opções disponíveis no Club Med e embarque nessa aventura!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Tignes
Tignes
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Tignes

França