Localizada na região da Savoia, nos Alpes franceses, Les Arcs é uma das principais estações de esqui da região. Ela é formada por quatro subestações (Arc 1600, Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000), que ficam em altitudes diferentes e são ligadas por estradas e, algumas, por funiculares.

Além da paisagem fantástica, com áreas pouco exploradas, e de frente para o icônico Mont Blanc, Les Arcs conta com mais de 200 km de pistas para todos os níveis de habilidade, o que atrai um grande número de turistas, principalmente durante a temporada de neve. Tudo isso a credencia como uma das melhores estações de esqui na França.

Se você está planejando uma viagem para a neve e procura um destino que tenha atrativos variados e para todos os estilos, certamente Les Arcs será uma boa escolha. Ainda não está totalmente convencido(a)? Então confira a seguir todos os detalhes da estação e tenha certeza de que se trata de um destino imperdível!

Esportes de inverno são o carro-chefe das férias em Les Arcs

Durante as férias na neve em Les Arcs, uma das coisas que você vai mais fazer, muito provavelmente, é praticar esportes de inverno nas montanhas, seja esqui ou snowboard. Isso porque a diversão nas pistas é a principal atração do roteiro de quem viaja para Les Arcs. A estação se destaca por sua diversidade, já que dispõe não apenas das pistas comuns, mas também de áreas alternativas, como as zonas freeride e freestyle e os parques de neve, por exemplo.

Se você não tem ou tem pouca experiência nesses esportes, pode aproveitar as aulas oferecidas pela maioria dos resorts All Inclusive, com instrutores especializados. Como a estação dispõe de pistas para todos os níveis de habilidade (iniciantes, intermediários e experts), ninguém que vai para lá fica deslocado ou desamparado.

Vale frisar que, junto com La Plagne e Peisey-Vallandry, Les Arcs faz parte de Paradiski, que é uma das maiores áreas esquiáveis do mundo. Inclusive, isso facilita o deslocamento para outras estações próximas. A pista Aiguille Rouge, por exemplo, a mais de 3 mil metros de altitude e com uma enorme queda vertical, é ideal para quem curte emoção e adrenalina, já que é considerada uma pista bastante desafiadora. É interessante ressaltar que Paradiski possui 425 km de área esquiável, sendo que em Les Arcs há 258 pistas (18 verdes, 129 azuis, 77 vermelhas e 34 pretas).

Atividades: o que fazer em Les Arcs além do esqui?

Além de ser um ótimo lugar para esquiar na França, Les Arcs permite que você pratique várias outras atividades, desde as mais tranquilas até as mais radicais. Afinal, não só de esqui é feita a temporada de neve por lá!

Há opções para todos os gostos. Para curtir em família, faça passeios de trenó ou airboard (trenó inflável), teleféricos, trilhas e caminhadas com raquetes nos pés. Tudo isso em meio a paisagens belíssimas, de arrancar suspiros e arrepiar qualquer um! Para se aventurar, as alternativas são os voos de parapente sobre as montanhas nevadas e o snowmobile (moto elétrica). Fora das pistas, você pode visitar muitas lojas e relaxar em um SPA. Há, ainda, espaços criados para a prática de luge e outras atividades indoor.

Gastronomia: onde comer/o que comer em Les Arcs?

Os bares e restaurantes são outro ponto forte desta estação de esqui na França. Entre os mais conhecidos estão Le Savoyard e Le Montagnole, na comuna de Bourg Saint Maurice, no centro; e Le Sanglier Qui Fume e Le Bistrot, mais próximos das pistas. Nestes, você desfruta dos melhores pratos tradicionais da gastronomia dos Alpes franceses. Vale aqui destacar a versão especial de fondue que você encontra na região da Savoia: o fondue savoyarde. Ele é feito com uma mistura de três queijos de alta qualidade. Só de pensar já dá água na boca!

Desfrute do après-ski em Les Arcs

Para quem viaja em família, boas opções de saída para comer, beber e se divertir são o Igloo Village, que é feito de gelo e fica na subestação mais alta; o Bulle Café, que tem área externa com vista para o Aiguille Rouge; e o Bowling Arc 2000, que tem jogo de boliche. Se a ideia é curtir o agito na noite de Les Arcs, há bares com DJ, como o Jungle Café, e com música ao vivo, como o Bar King Mad e o Red Hot Saloon. Todos eles ficam na Place des Villards, que é a praça principal.

Hospedagem: onde ficar em Les Arcs?

Assim como as principais estações de esqui pelo mundo, Les Arcs conta com uma grande variedade de hospedagens. Os resorts All Inclusive são os mais indicados devido à estrutura e aos serviços oferecidos, que deixam sua viagem mais tranquila e prática.

Algumas das melhores opções são o Club Med Les Arcs Extrême e o Resort Club Med Les Arcs Panorama, que fica em um cenário fantástico – entre grandes picos e cercado por uma uma floresta de pinheiros. Além de toda a comodidade de um resort (clube infantil, aulas de esqui, SPA, salão de beleza…), estes estabelecimentos oferecem ainda diferenciais, como o terraço panorâmico com vista de 180 graus para as montanhas.

Raio X da estação de Les Arcs

  • Domínio de esqui: Paradiski
  • Temperatura média: 2° / 17° (janeiro a março), 7° / 29° (de abril a junho), 13° / 32° (de julho a setembro), 2° / 22° (de outubro a dezembro)
  • Quantidade de pistas: 425 km
  • Número de pistas: 258 (Total) | 18 (Verdes) | 129 (Azuis) | 77 (Vermelhas) | 34 (Pretas)
  • Meios de elevação: 2 (Teleféricos) | 4 (Gôndolas) | 1 (Funiculares)
  • Altitude máx: 3226 m
  • Altitude mín: 1200 m
  • Altitude Resort: 1800 m
  • Como chegar: Os aeroportos mais próximos são os de Genebra (Suíça) e Lyon (França), ambos a 2h30 de distância. De Paris é possível ir de trem até Bourg Saint-Maurice.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados