Após um dia de experiências nas montanhas da ilha de Hokkaido, é impossível resistir ao melhor da gastronomia japonesa de inverno. Não é novidade que a culinária do país tem sabores únicos e ingredientes apreciados em todo o mundo, mas muita gente ainda não conhece os tipos de comida japonesa mais consumidos na estação mais fria do ano. Bem diferentes das iguarias mais famosas, como o sushi e o temaki, os pratos de inverno no Japão vão conquistar o seu paladar e aquecê-lo por inteiro durante as férias. A seguir, listamos 7 pratos típicos que não podem ficar de fora do seu roteiro gastronômico!

1. Oden: comida tradicional japonesa de inverno

Um dos pratos da culinária japonesa mais conhecidos da temporada de neve é o oden, feito com uma variedade de ingredientes imersos em um caldo à base de soja. Os alimentos que compõem essa comida do Japão mudam bastante, mas normalmente são colocados ovos cozidos, tofu, bolo de peixe chikuwa, fatias grossas de rabanete, lula, geleia de konnyaku (batata de konjac) e macarrão shirataki. Como é um prato bastante nutritivo e que realmente aquece, é comum vê-lo no menu de vários lugares durante o inverno japonês – de barraquinhas de rua aos melhores restaurantes.

2. Ozoni: um dos pratos típicos do Japão para o Ano Novo

Ozoni, ou apenas zoni, é uma sopa saborosa servida com bolos de arroz mochi, legumes e temperos. É tradicionalmente consumida no Ano Novo japonês, já que esse prato da culinária japonesa simboliza felicidade e prosperidade para o novo período que está começando. Portanto, se você tiver a sorte de passar o Réveillon no Japão, não deixe de entrar no clima. Os ingredientes variam de acordo com a região do país e algumas versões podem incluir frutos do mar, komaboko (bolo de peixe), carne e frango. A única coisa que não pode falar é o mochi!

3. Sapporo ramen: mais um prato de inverno da gastronomia japonesa

Durante as suas férias de esqui no Japão, mais precisamente em Hokkaido, não deixe de provar o ramen tradicional da cidade de Sapporo, a capital da ilha. O destino é o local de origem do macarrão ramen com missô, e a versão clássica é feita com massa amarela de espessura média, broto de feijão, cebola, além, é claro, do caldo de missô. Hoje em dia é possível encontrar receitas com uma pegada mais moderna e elaboradas com outros tipos de ingredientes, incluindo fatias de porco e frutos do mar.

4. Yudofu é uma das comidas do Japão mais consumidas no inverno

O yudofu é um prato da gastronomia japonesa simples, feito apenas com tofu de seda (não drenado) fervido suavemente em caldo dashi com sabor de alga kombu. O tofu cozido leva condimentos como molho cítrico ponzu e cebola verde fatiada ou molho de soja e wasabi ralado na hora. O prato teve origem na cidade de Quioto, onde era tradicionalmente apreciado por monges budistas como parte de sua culinária vegana chamada “shojin-ryori”.

5. Okayu, um mingau feito com arroz japonês e temperos

A culinária do Japão no inverno também celebra o okayu, um tipo de mingau saudável feito com arroz japonês e caldo, que é incrementado com cebolinha picada, molho de soja e umeboshi (ameixa salgada em conserva). Há algumas variações do okayu clássico bem populares, como a tamagogaku, que leva ovos, um pouco de saquê e tempero dashi em pó. Outras adições populares incluem salmão, ovas de salmão, sementes de gergelim e gengibre.

6. Nikuman: um pãozinho macio recheado com carne de porco

O nikuman é o tipo mais popular de chukaman, um pãozinho branco, pequeno e macio, cozido no vapor. Os ingredientes do recheio são carne de porco, cebola, cogumelos shitake, brotos de bambu, gengibre, entre outros. As pessoas que vivem no leste do Japão o chamam de nikuman, enquanto as pessoas que vivem no oeste o conhecem como butaman. Nikuman é vendido em lojas de conveniência durante o inverno e é uma ótima pedida de snack para comer depois das suas aventuras de esqui.

7: Shabu shabu: o “fondue” japonês

Shabu Shabu é outro prato quente da gastronomia japonesa de inverno. Geralmente é feito com um caldo simples de água quente e algas kombu, bem como carne de vaca ou porco, tofu e vegetais como cebola, cenoura, repolho napa, folhas de crisântemo e cogumelos. Os ingredientes do shabu shabu são cortados em pedaços individuais e preparados no estilo fondue, mordida por mordida, com a carne e os vegetais levemente misturados no caldo antes de serem consumidos.

Agora que você já conhece alguns pratos da gastronomia japonesa para experimentar durante a temporada de neve, confira outros 6 motivos para visitar o Japão no inverno!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados