O Grand Massif é um popular destino de férias de esqui na França, localizado entre Chamonix e Genebra, no departamento de Alta Savoia. A região, na verdade, engloba cinco estações diferentes – Flaine, Les Carroz, Morillon, Samoëns e Sixt-Fer-À-Cheval – para formar a quarta maior região de esqui interligada dos Alpes franceses.

O destino tem tudo o que é necessário para fazer uma viagem de esqui perfeita: vistas panorâmicas espetaculares, pistas maravilhosamente variadas, excelentes hotéis e aldeias alpinas tradicionais para visitar. Também é deliciosamente silencioso em comparação com alguns de seus vizinhos.

A seguir, preparamos uma sugestão de roteiro de 7 dias para você descobrir toda a beleza do Grand Massif e suas principais atrações. Acompanhe!

Grand Massif: dicas de roteiro pela região

Ao todo, o Grand Massif oferece 250 km de pistas de esqui para todos os níveis de habilidade. Os destaques incluem uma longa vertical esquiável, seis zonas de freeride, 16 fun zones e uma queda de neve acima da média ao longo de toda a temporada. E embora possa não ser a estação de esqui mais conhecida da França, certamente suas possibilidades de lazer não decepcionam.

Em uma semana na região você pode se aventurar nos tradicionais esportes de inverno e ainda conhecer lugares charmosos nos arredores, experimentar comidas tradicionais e descobrir atividades diferentes na neve – tudo isso em frente ao lendário Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes. Para não perder nenhuma atração, tente organizar a sua viagem separando o que fazer em cada dia. Veja a sugestão:

Dia 1 – Domingo

No dia da sua chegada, aproveite para se ambientar, entender como tudo funciona, conhecer as dependências do seu hotel ou resort e também um pouco mais da área de esqui. Fazer isso no primeiro dia é importante pois te ajuda a poupar tempo nos próximos dias, quando você pode acordar, admirar as paisagens nevadas da janela do seu quarto e sair direto para as atividades programadas.

Dia 2 – Segunda-feira

Normalmente as aulas de esqui e snowboard para todos os níveis começam às segundas-feiras. Se você está passando férias na neve pela primeira vez e nunca teve contato com os esportes de inverno, ou já praticou e quer adquirir um pouco mais de segurança e habilidade, as aulas incluídas nos pacotes dos resort são indispensáveis.

No fim do dia, após ter aprendido as técnicas básicas, celebre suas conquistas no après-ski da estação. Há diversos lugares para comer e beber nas encostas, com boas opções ao redor de Flaine Forum. Para vistas incríveis e um chocolate quente delicioso, uma boa dica é o L’Igloo, no topo da pista de Bergin em Morillon.

Dia 3 – Terça-feira

Pela manhã as aulas de esqui e snowboard continuam e, com a experiência no dia anterior, você já estará mais à vontade nas pistas e pronto/a para aprender alguns truques novos. É a hora de se dedicar e aproveitar todas as emoções que os esportes na neve têm a oferecer.

À tarde, você pode visitar um mirante para contemplar os cenários naturais da região. Provavelmente o mirante mais famoso do Grand Massif, o topo da gôndola Les Grandes Platières é popular por um bom motivo. Ali você tem a chance de ficar de frente para o Mont Blanc, uma das montanhas nevadas mais famosas do mundo.

Dia 4 – Quarta-feira

Tire um dia para conhecer o vilarejo de Samoëns, facilmente acessível por meio de um teleférico. Localizado no coração da região esquiável e aninhado no impressionante vale do rio Giffre, o destino surpreende com paisagens espetaculares, incluindo lagos, parques nacionais, cachoeiras, jardins e uma abundância de vida selvagem.

A parte histórica da cidade é um charme. Suas construções em pedra, igrejas e ruelas são convidativas a um passeio agradável, sem pressa. A praça central abriga o símbolo de Samoëns: Le Gros Tilleul, uma tília plantada em 1438 que, hoje, apresenta uma circunferência de tronco de 9,50 metros e mais de 20 metros de altura.

Todas as quartas-feiras pela manhã, o antigo mercado de Samoëns, um dos mais antigos da França, enche a cidade de cor, diversão, atividades, produtos locais, roupas e artesanato. Vale muito a pena conhecer!

Dia 5 – Quinta-feira

De volta ao roteiro esportivo, há muitas atividades na neve além do esqui alpino que você pode experimentar durante suas férias no Grand Massif. Há, por exemplo, rotas guiadas de esqui cross country em todas as aldeias, passeios de moto de neve (snowmobile), além de trilhas para caminhada com raquetes de neve. Outra atração imperdível é a pista de tobogã La Marvel, em Morillon, com 7 km de extensão. Veja o vídeo para entender como funciona:

Para os fãs de adrenalina, o cardápio de esportes também pode incluir um voo de parapente, uma aventura de snowkiting (kitesurf + esqui ou snowboard) e um circuito de direção no gelo. Mas se a ideia é um programa contemplativo, o passeio panorâmico de helicóptero pelo Mont Blanc é uma experiência memorável.

Dia 6 – Sexta-feira

Aproveite a sua viagem ao Grand Massif para conhecer alguns destinos turísticos famosos que ficam nos arredores. Um passeio bate e volta que não pode faltar no roteiro é Chamonix. Com uma mistura de arquitetura alpina tradicional e edifícios mais modernos, a charmosa vila está repleta de lojas para turistas, boutiques de luxo e restaurantes gourmet.

Mas uma das atrações mais visitadas da cidade é o teleférico que sai do centro e leva os turistas ao topo da Aiguille du Midi em apenas 20 minutos. Do terraço panorâmico mais alto, a 3.842 metros de altitude, há uma vista direta para o Mont Blanc. Também dá para ver algumas montanhas da Suíça e da Itália.

Dia 7 – Sábado

No último dia de viagem, aproveite um pouco mais as atrações que mais gostou, sem grandes deslocamentos. Opte por atividades mais leves para relaxar depois de tantos dias de atividades intensas e passeios. Você pode, por exemplo, relaxar em um spa para recarregar as energias ou, então, fazer uma aula de yoga nas montanhas.

Viu? A qualidade do esqui, aliada à paisagem deslumbrante, infraestrutura moderna e facilidade de acesso às quatro maiores vilas, são bons motivos para você escolher o Grand Massif, na França, para as suas próximas férias na neve!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

La Rosière
La Rosière
Inverno
Espaço Exclusive Collection

La Rosière

França