Quando pensamos em equipamentos de esqui, é natural imaginar que todos os itens são unissex, variando apenas suas especificações de acordo com os atributos físicos do usuário. Isso não deixa de ser verdade em um grande número de casos, como no uso dos equipamentos de segurança para prática de esqui: capacetes, óculos (goggles) de neve, entre outros acessórios.

Entretanto, há esquis e botas que foram desenhados especificamente para homens ou mulheres, e os pequenos detalhes entre eles podem fazer uma enorme diferença no seu desempenho esportivo. Antes de sair em busca do seu equipamento para esquiar perfeito, fique de olho nas dicas a seguir para acertar na mosca e esquiar com mais conforto e segurança!

O que muda nos esquis desenhados especialmente para as mulheres?

Até recentemente, não havia muitos tipos de esqui para as mulheres – elas usavam esquis unissex mais curtos ou esquis com lâminas superiores mais bonitas, pois era isso que as marcas produziam. Felizmente, as empresas de esqui perceberam o quão poderosa uma esquiadora pode ser se o seu equipamento complementar a estrutura do seu corpo.

Por exemplo, o peso das mulheres é distribuído mais para trás quando estão em uma postura atlética. Alargando a ponta do esqui em relação à cintura, o equipamento se torna mais responsivo à ativação muscular que as mulheres alcançam naturalmente. Além disso, questões como flexibilidade, tamanho e posição de montagem passaram a fazer parte da concepção dos materiais esportivos específicos para esquiadoras nas últimas décadas.

Esquis femininos tendem a ser menores e mais leves em relação ao equipamento unissex. Não apenas são mais curtos, como também um pouco mais finos e, justamente por isso, mais flexíveis. As pontas podem ser mais arredondadas para compensar o uso de outros grupos musculares. Essas mudanças nas dimensões são mais visíveis, mas há também diferenças menores com grande impacto no rendimento da atleta.

Como mulheres tendem a calçar números menores, o encaixe das botas nas fixações dos esquis costuma ser um pouco mais para frente, cerca de 2 centímetros. Isso também tem relação com o centro de gravidade diferente entre homens e mulheres: enquanto eles têm maior concentração do peso nos membros superiores, com ombros e peitoral mais largos, mulheres carregam mais massa da cintura para baixo, especialmente ao redor do quadril, coxas e glúteos.

Você deve usar esquis específicos para mulheres?

Se você for uma mulher, depois de conhecer as particularidades entre esquis femininos e masculinos/unissex, uma questão que pode estar te rondando é se vale a pena investir em esquis específicos para mulheres. A escolha de qual esqui você deve usar dependerá da sua preferência individual, força, peso e altura. Muitas mulheres, entretanto, podem se beneficiar com o uso de esquis mais flexíveis e leves, sem comprometer o desempenho nas pistas.

Independentemente da escolha, acho que todos podemos concordar que é ótimo ver empresas de esqui finalmente oferecendo opções para uma variedade de modalidades de esqui, tipos de corpo e gêneros.

E as botas? Elas também são diferentes?

Sim, as botas de esqui de homens e mulheres são diferentes – não apenas por conta das particularidades dos modelos, mas igualmente pelas diferenças anatômicas das pernas e pés de cada gênero. Botas femininas são, em geral, mais curtas para acomodar melhor a panturrilha das mulheres, que tende a ser mais baixa e larga que a dos homens.

Além disso, mulheres têm calcanhares mais finos e as plantas dos pés mais largas, proporcionalmente. Isso quer dizer que usar uma bota masculina não será apenas desconfortável, como também pode apertar pontos chaves de sustentação do corpo, causando cãibras, calos e deixando os dedos gelados ao longo do dia.

Agora que você já sabe a importância de escolher bem o seu equipamento para esquiar e como eles afetam o seu desempenho, faça a experiência por conta própria. Se você é um iniciante no esporte, não se preocupe: muitos resorts oferecem lojas de compra ou aluguel de equipamentos onde o staff está mais do que capacitado para te aconselhar. Boas aventuras!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados