Procurando uma viagem de inverno que seja capaz de fugir do esperado? Então você precisa conhecer Charlevoix, no Canadá. Localizada a menos de duas horas de carro da cidade de Quebec, essa região do leste canadense recebe você com muitas belezas naturais, com destaque para o belo e poderoso rio St. Lawrence.

Dos esportes de inverno à boa gastronomia, passando por cidades charmosas e programas ecológicos, há atrações suficientes em Charlevoix para entreter os visitantes por vários e vários dias. Porém, para limitar suas opções, selecionamos abaixo as 7 experiências que não podem faltar no seu roteiro de viagem. Veja só:

1) Esqui na estação Le Massif de Charlevoix

Com a maior queda vertical a leste das Montanhas Rochosas canadenses, a estação de esqui Le Massif de Charlevoix oferece muitas oportunidades para você praticar o seu esporte de inverno preferido A estância se eleva diretamente acima do rio St. Lawrence, e quase todas as áreas de esqui e snowboard descortinam um visual incrível da água. Além dos esportes de inverno tradicionais, há muitas outras atividades de inverno para experimentar, incluindo a pesca no gelo, a caminhada com raquetes de neve e uma longa pista de trenó.

2) A história da região no Museu de Charlevoix

Por que não aproveitar a sua viagem para conhecer melhor a cultura local? O Museu de Charlevoix, em La Malbaie, tem quatro salas de exposições que revelam aspectos importantes da história natural e do patrimônio cultural e artístico da região. A coleção diversificada do museu reúne itens históricos, pinturas, esculturas, trajes, textos e fotografias. E com a vocação artística de Charlevoix, não é de se surpreender que o acervo tenha uma forte ênfase na arte popular. Vale a visita!

3) A natureza do Hautes-Gorges-de-la-Rivière-Malbaie

Não dá para negar que a beleza natural de Charlevoix é um dos grandes atrativos da região. Sendo assim, quem procura por passeios ecológicos nessa parte ambiental de Quebec não se decepciona de forma alguma. Entre as áreas naturais mais populares está o Parque Nacional de Hautes-Gorges-de-la-Rivière-Malbaie. O local, inclusive, foi uma das razões para a região ter sido declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 1989. As atividades do parque incluem caminhadas, ciclismo, passeios de barco e a observação da vida selvagem.

4) Uma viagem gastronômica pela Rota dos Sabores

Quem é fã de viagem e gastronomia não pode deixar de fora o passeio pela Rota dos Sabores (La Route des Saveurs). Trata-se de um circuito de agroturismo que reúne produtores de alimentos e artesãos, assim como restaurantes excepcionais da região. Cidra, vinhos, cervejas, chocolates finos, carnes e outras iguarias fazem parte da experiência gastronômica, que busca valorizar produtos orgânicos de qualidade. É a chance de provar o exclusivo vinho de tomate Omerto e os deliciosos cogumelos ostra da fazenda Champignons Charlevoix.

5) Muita arte na cidade de Baie-Saint-Paul

Baie-Saint-Paul, uma das cidades mais antigas da província de Quebec, é popular entre artesãos, artistas e gourmets. Localizada às margens do rio St. Lawrence, em uma ampla planície cercada por altas colinas – a cratera de um grande meteoro que caiu na Terra há 350 milhões de anos –, a vila abriga inúmeras galerias de arte e estúdios abertos à visitação. Passeie pela linda Rue Saint-Jean-Baptiste e entre nas galerias que mais lhe agradam. A Galerie D’Art Iris representa cerca de setenta artistas, incluindo pintores, escultores e joalheiros. Há também muitas lojinhas, cafés e lugares para comer bem.

6) Embarque no Trem de Charlevoix

Uma das maneiras mais agradáveis de chegar à região, o Trem de Charlevoix oferece uma introdução encantadora às belezas locais. O trem turístico parte de Montmorency Falls, nos arredores da cidade de Quebec, e segue em grande parte o curso do St. Lawrence até chegar no município de La Malbaie. Há várias paradas pelo caminho, incluindo a cidade de Baie-Saint-Paul. Várias estações ferroviárias oferecer aluguel de bicicletas.

7) Observação de baleias no St. Lawrence

Como um lugar para ver baleias em seu habitat natural, o rio St. Lawrence é uma atração única no mundo. Com paisagens deslumbrantes, 13 espécies de baleias, um enorme parque marinho e cruzeiros emocionantes, é o destino ideal para um encontro inesquecível com os gigantes da água. Para se aproximar da vida marinha, você pode participar de uma expedição a bordo de um barco zodiac ou passear no Centro de Observação e Interpretação Pointe-Noire. É muito interessante!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a região de Charlevoix? A boa notícia é que um grande resort acaba de ser inaugurado na área de Le Massif: o Club Med Quebec Charlevoix – o primeiro empreendimento da rede hoteleira no Canadá. Com uma ótima localização, pacote All Inclusive e atividades para toda a família, o resort é uma base estratégica para curtir as atrações de Charlevoix em qualquer época do ano. Fica a dica!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados