Curtir o inverno no Canadá é uma experiência fascinante. Quando a neve começa a cair, o país se transforma em uma terra mágica repleta de atrações. Com paisagens cobertas de branco, estações de esqui de classe mundial, festivais animados e belas cidades sob a neve, não é difícil entender por que tantas pessoas desejam viajar para o Canadá no inverno. Não acredita? Então percorra a seleção de destinos abaixo para convencer seu coração completamente!

1. Quebec reúne muitas atrações de inverno

Quando se trata de Canadá, inverno e variedade de atrações, Quebec certamente é um lugar que não decepciona. Com uma impressionante queda de neve anual, a cidade se torna um verdadeiro paraíso de inverno no Canadá. O tradicional Carnaval de Quebec é o ponto alto da estação mais fria do ano, mas as festividades relacionadas ao Natal – que começam no início de dezembro – também são muito especiais.

Além disso, há muitos programas de inverno imperdíveis. Aproveite a viagem para ver as Cataratas de Montmorency congeladas e conhecer o Hôtel de Glace, onde você pode beber em um bar a -5°C e desfrutar de uma noite de sono em um quarto feito inteiramente de gelo. Outra dica é fazer um passeio agradável pelas ruas da Cidade Velha sob a neve, antes de encerrar o dia relaxando em um spa nórdico.

2. Le Massif: para curtir o inverno no Canadá esquiando

Quer dar um tempo da agitação urbana e realmente curtir a neve no Canadá? A apenas 75 km da cidade de Quebec fica a estação de Le Massif de Charlevoix e seu belo cenário natural às margens do rio St. Lawrence. Com a maior queda vertical a leste das Montanhas Rochosas canadenses, o destino oferece aos seus visitantes uma experiência de férias memorável, rica em cultura, aventura e beleza.

Esquiadores de todos os níveis – tanto alpinos como cross country – compartilham a montanha com os snowboarders. Fora das pistas, Le Massif tem uma série de atividades para rechear a programação: pesca no gelo, snowmobile, caminhada com raquetes, patinação no gelo, entre outras. E nos arredores, as atrações da região de Charlevoix podem deixar o seu roteiro de viagem ainda mais completo.

3. Cataratas do Niágara: beleza única e show de luzes

A maioria das pessoas pensa nas Cataratas do Niágara (Niagara Falls) como um refúgio de verão, mas a famosa atração também é uma das melhores paisagens para conhecer durante o inverno no Canadá. Nos meses mais frios, as poderosas quedas d’água ficam cobertas de gelo e há alguns eventos planejados especialmente para a temporada. Um deles é o Niagara Winter Festival of Lights, que ilumina as Cataratas e outros pontos da cidade com as cores do arco-íris.

4. Visite Yellowknife para ver a Aurora Boreal

Na hora de combinar inverno, Canadá e experiências únicas no mesmo roteiro, muita gente pensa imediatamente na Aurora Boreal – um dos fenômenos naturais mais surpreendentes do planeta. É possível admirar o espetáculo de luzes dançantes no céu a partir de várias regiões do país, mas a cidade de Yellowknife é um dos destinos mais populares.

De fato, presenciar a Aurora Boreal na região é diferente de vê-la em qualquer outro lugar. Por uma combinação de diversos fatores, incluindo a umidade ultrabaixa e a localização perfeita, as luzes dançam em média 200 noites por ano. As agências de turismo do Canadá no inverno oferecem todo tipo de experiência envolvendo as “Northern Lights”: desde expedições de “caça à Aurora” até pacotes de viagem luxuosos.

5. O Parque Nacional de Banff é um destino imperdível

Localizado na província de Alberta, o Parque Nacional de Banff é outra maravilha do Canadá no inverno. Entre as Montanhas Rochosas canadenses, há um mundo de atividades ao ar livre para descobrir: caminhadas de inverno, patinação sobre o famoso Lake Louise, escalada em cachoeiras congeladas, fat bike, passeios de trenó e muito mais. Depois de um longo dia de atividades, não hesite em mergulhar na piscina de fontes termais do Banff Upper Hot Springs. Enquanto desfruta do calor, aprecie o visual das montanhas cobertas de neve.

6. Vale conhecer a capital do Canadá no inverno

A capital do país, Ottawa, é outro lugar perfeito para conhecer se você estiver procurando por um destino de inverno no Canadá. De janeiro até o fim de fevereiro, o belo Canal Rideau se transforma na maior pista para patinação no gelo do mundo, com quase 8 km de extensão. Além de ser um local turístico imperdível, muitos moradores utilizam o canal congelado para se deslocar até o trabalho sobre patins.

E se você estiver em Ottawa em algum dos três primeiros finais de semana de fevereiro, pode celebrar o inverno da cidade participando do Winterlude, um evento anual que reúne uma série de atrações – desde torneios de hóquei no gelo até campeonatos de esculturas. Na ocasião, barraquinhas espalhadas pela cidade vendem de tudo, incluindo o clássico maple taffy e muito chocolate quente para esquentar!

7. A beleza dos ursos polares em Churchill

Por último, mas não menos importante, um lugar único no mundo: Churchill, uma pequena vila do extremo norte da província de Manitoba. Milhares de turistas visitam o local todos os anos para ver alguns dos moradores locais – ursos polares! Outubro e novembro são os melhores meses para avistá-los, pois o gelo começa a se formar na baía e as focas, a principal fonte de alimento dos ursos polares, começam a retornar em grande número.

Quando é inverno no Canadá?

Oficialmente, 21 de dezembro é a data que começa o inverno no Canadá e 20 de março é o último dia da estação. No entanto, o friozinho do inverno pode começar em novembro e durar até abril, totalizando até seis meses de clima frio. Se a ideia é curtir a temporada de neve para esquiar, novembro pode até nevar em algumas regiões, mas é mais garantido marcar uma viagem ao país entre dezembro e março.

Qual é a temperatura do Canadá no inverno?

Sendo o segundo maior país do mundo, as condições de inverno não são as mesmas em todo o Canadá. A província de Colúmbia Britânica, por exemplo, tem os invernos mais amenos do território. A temperatura média no inverno em Vancouver e na Ilha de Vancouver gira em torno de 5-8 °C. O sul da província é mais frio, com neve prevista de dezembro a fevereiro, principalmente nas montanhas.

Se você quiser experimentar a sensação de -20 °C, vá para as Canadian Prairies (Pradarias Canadenses), no oeste. As temperaturas em Alberta, Saskatchewan e Manitoba são extremamente frias, especialmente com o vento gelado da região. O inverno nas Montanhas Rochosas é longo; lagos congelados e neve nas montanhas são comuns até o mês de junho.

Já as províncias de Ontário e Quebec têm invernos rigorosos, com muita neve e clima congelante. A temperatura média em Toronto, a maior cidade do Canadá, gira em torno de 0 °C em janeiro e fevereiro.

Por fim, os lugares mais frios do Canadá estão principalmente no norte das províncias de Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut, onde as temperaturas caem regularmente para -30 °C.

Qual é a cidade mais fria do Canadá?

A cidade mais fria do Canadá é Winnipeg, na província de Manitoba, onde na maioria das vezes a temperatura cai para -30 °C ou menos. É pouco provável que tenha um dia acima de zero ao longo de todo o inverno.

Dicas para curtir o inverno no Canadá

Viajar pelo Canadá no inverno requer alguns desafios. Portanto, é importante ter as seguintes informações em mente na hora de organizar o seu roteiro de viagem:

  • Os horários para atrações e serviços turísticos são geralmente mais limitados no inverno. Alguns lugares fecham completamente após o verão e permanecem assim até o fim da primavera.
  • Tenha um itinerário razoavelmente flexível que permita atrasos. Com o mau tempo, as coisas nem sempre ocorrem conforme o planejado.
  • A chave para se vestir adequadamente para viajar pelo Canadá no inverno é usar um um conjunto de roupas de neve em camadas: segunda pele térmica, blusas quentes e jaqueta à prova d’água e vento. Acessórios como luvas e gorros de lã também são importantes.

Viu? Definitivamente o Canadá é um dos melhores países do mundo para curtir as belezas do inverno. Aproveite a inspiração para começar a planejar o seu roteiro e se preparar para viver histórias de viagem espetaculares!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados