Se você quer curtir o melhor da neve no Japão, saiba que há diversas opções interessantes além das estações de esqui. Apesar dos esportes na neve serem irresistíveis, há uma série de outros motivos para passar o inverno no Japão: fontes termais, paisagens naturais, festivais de inverno, vilarejos charmosos, entre outros. A seguir, listamos 4 ideias para você aproveitar o Japão sob a neve. Confira!

1. Relaxe nos onsens, as fontes termais japonesas

O Japão é conhecido por suas relaxantes fontes termais (onsens), que oferecem uma experiência de bem-estar sem igual. São espaços com águas terapêuticas para você tomar um banho ao ar livre enquanto aprecia belas paisagens de inverno. Aqui estão algumas ideias de onsens para você visitar nas suas próximas férias:

  • Nyuto Onsen – Aos pés das montanhas Nyuto, no Parque Nacional Towada Hachimantai, na cidade de Semboku (Akita), você encontra as fontes termais de Naruto. O local, na verdade, é uma vila de águas com oito ryokan (pousadas de estilo japonês), alguns dos quais são bastante tradicionais e rústicos.
  • Kusatsu Onsen – Localizado nas montanhas da província de Gunma, a apenas 2h30 de Tóquio, esse local é um dos destinos de onsens mais conhecidos para aproveitar a neve no Japão. A estância deve sua reputação à qualidade e quantidade de sua água de nascente. Vale a visita!
  • Minakami Onsen – Também em Gunma, esse complexo de águas termais pode ser facilmente alcançado de trem a partir de Tóquio (cerca de 1h). Destino ideal para um passeio de um dia, a área possui onsens incríveis ao redor: Takaragawa Onsen, Sarugakyo Onsen, Tanigawa Onsen, Hoshi Onsen e Yubiso.
  • Noboribetsu Onsen – Depois de um dia de experiências de inverno na Ilha de Hokkaido, no norte do país, a boa é visitar um onsen para relaxar. Noboribetsu é uma das cidades de águas termais mais conhecidas, não apenas na ilha, mas também em todo o Japão, atraindo visitantes japoneses e estrangeiros.

2. Celebre a neve no Japão nos festivais de inverno

Com abundância de neve, o Japão organiza uma série de eventos para celebrar a época mais fria do ano. São vários festivais de inverno espalhados pelo país, com muita gente reunida em torno de esculturas de neve e gelo, barraquinhas de comida e atividades voltadas para toda a família. Veja alguns dos mais conhecidos:

  • Sapporo Snow Festival – Realizado em Sapporo, a capital de Hokkaido, esse festival de inverno é um dos mais famosos do planeta. O evento acontece anualmente durante uma semana do mês de fevereiro, quando a neve no Japão está em seu auge. Além de esculturas de neve e gelo impressionantes, há outras formas de entretenimento, como tobogãs de neve e rafting.
  • Asahikawa Winter Festival – Na subprovíncia de Kamikawa, você pode aproveitar o segundo maior festival de inverno da Ilha de Hokkaido na cidade de Asahikawa. Realizado durante uma semana no início de fevereiro, o evento tem belas esculturas de neve (a maior do Japão está lá, inclusive), além de apresentações musicais, passeios de moto de neve e barraquinhas de comida.
  • Otaru Snow Light Path – Também no mês de fevereiro acontece esse tradicional festival de neve em Otaru, uma cidade portuária da ilha de Hokkaido. Na ocasião, as ruas e canais são decorados com uma infinidade de velas e estátuas de neve.

3. Conheças as maravilhas naturais do inverno no Japão

O inverno tem o poder de deixar a natureza ainda mais bonita. No Japão, a neve cobre florestas, montanhas e lagos, formando cenários espetaculares. Aqui estão algumas paisagens de neve no Japão para você incluir no seu roteiro:

  • Zao Snow Monsters – Zao Onsen, uma renomada fonte termal e estação de esqui nas montanhas da província de Yamagata, é um dos melhores lugares do Japão para ver os snow monsters (monstros de neve); esculturas formadas por neve depositada nas árvores e congelada pelos ventos da região.
  • Parque dos Macacos Jigokudani – Já ouviu falar dos macacos da neve? Eles são um grupo de macacos-japoneses selvagens que se banham nas fontes termais perto de Yudanaka e Shibu Onsen, na província de Nagano. Você pode observar o banho e a interação dos primatas, especialmente durante o inverno no Japão.
  • Ryuhyo (gelo à deriva) – A costa do Mar de Okhotsk, em Hokkaido, é a área mais ao sul do Hemisfério Norte para ver gelo à deriva. O gelo se origina do rio Amur, na Rússia, e atinge a Ilha de Hokkaido normalmente entre meados de janeiro e o início de fevereiro. É possível ver o gelo à deriva participando de um cruzeiro ou contratando uma excursão para caminhar sobre o gelo e observar animais.
  • Monte Fuji – O cartão-postal natural mais famoso do Japão. No verão, uma legião de caminhantes sobem ao seu pico para apreciar um visual de tirar o fôlego. Mas ver o Fuji coberto de neve no inverno é surpreendente. A estação mais fria do ano é o momento perfeito para dar um passo atrás e aproveitar o panorama. A área do lago Kawaguchiko, por exemplo, é um ótimo lugar para ver o vulcão.

4. Visite cidades e vilarejos na época de neve no Japão

Algumas cidades e vilarejos ficam ainda mais charmosos sob a neve no Japão. Se você está procurando coisas para fazer no Japão no inverno e tirar belas fotografias na neve, sugerimos estes destinos abaixo:

  • Shirakawa-gō – Patrimônio Mundial da UNESCO, esse vilarejo de inverno é um dos mais fotogênicos do país. Situado na província de Gifu, o local é composto por inúmeras casas de fazenda em estilo gassho-zukuri que foram convertidas em hotéis, restaurantes e museus. As casas são projetadas para resistir às fortes nevascas e proporcionam uma visão mágica quando estão cobertas de neve.
  • Nikko – Durante os meses de inverno, a pequena cidade de Nikko é um ótimo lugar para curtir a neve no Japão, já que celebra a rica história e cultura do país. O Santuário Nikko Toshogu, antigo lar de ------ Tokugawa Ieyasu – o mais famoso líder samurai –, é a atração turística mais popular da localidade.
  • Ginzan Onsen – Uma antiga mina de prata, Ginzan Onsen é um dos vilarejos termais mais bucólicos do Japão. Ao longo do inverno, a neve que cai se acumula nos telhados e ruas, levando ainda mais charme ao local.
  • Otaru – É um destino portuário da Ilha de Hokkaido, apelidado de “Veneza do Norte” por conta de um canal que atravessa a cidade. Quando a neve no Japão começa a cair, o local fica ainda mais mágico, graças aos telhados e paisagens cobertas de branco e um alegre festival de luzes que acontece no mês de fevereiro.

Agora que você já sabe que há muitas atrações para curtir a neve no Japão além do esqui, não perca tempo e comece a planejar a sua viagem de inverno para o outro lado do mundo agora mesmo. E para não perder nenhuma dica sobre o assunto, não deixe de assinar a Newsletter do Club Med. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados