Turismo ecológico: estimule uma relação sustentável em suas viagens
Tudo o que você precisa saber sobre turismo ecológico
O turismo ecológico é uma forma de preservar a natureza e aproveitá-la respeitando seus limites. Ele pode ser praticado não apenas pelos viajantes, mas também pelas empresas que cuidam de passeios e hospedagens, como o próprio Club Med.
O Club Med se preocupa com o ecoturismo e tem diversas iniciativas para cuidar do meio ambiente. Passando despercebidas por muitos hóspedes, elas se tornam mais um motivo para escolher um dos resorts all-inclusive para futuras viagens. Que tal saber mais sobre elas a seguir?
Entenda o que é turismo ecológico
Turismo ambiental e turismo ecológico são dois termos que representam o mesmo tipo de experiência: viagens que utilizam o patrimônio natural de forma sustentável, a fim de preservar a natureza. Mais que isso, também é uma maneira de respeitar a comunidade local, que precisa do meio ambiente para sobrevivência.
Se você pensou que esse tipo de turismo se limita apenas aos passeios que interagem com a natureza, está enganado! O conceito inclui muito mais, como: apreciação do ambiente, interação com a cultura da região e incentivo à formação da consciência ambiental.
Os passeios por bosques e reservas florestais são exemplos comuns, que muitas pessoas praticam sem saber da devida importância. Neles, é possível observar a fauna e a flora, criando a consciência de que as espécies dependem do cuidado humano para sobreviver.
Conheça as iniciativas sustentáveis do Club Med
O turismo ecológico é praticado pelo Club Med a partir de um programa de preservação aplicado em todos os resorts. Ele começou a ser praticado em 1950 com pequenas iniciativas que tiveram grandes impactos positivos no meio ambiente, como:
- construção da primeira estação de tratamento de águas residuais nas Ilhas Maurício, em 1973;
- implantação do maior campo de coletores solares da Europa no Club Med Les Boucaniers (em Martinica), em 1978;
- criação do primeiro hotel de neve na França com certificado de alta qualidade ambiental (HQE), o Valmorel, em 2012.
Em 2019, o programa Happy to Care foi criado para intensificar a preservação ambiental. Logo, o Club Med desenvolveu projetos que se mantêm até os dias de hoje, como o Club Med School (para profissionalização no ramo hoteleiro) e o Bye Bye Plastic (com o objetivo de eliminar o uso de plásticos descartáveis).
A sustentabilidade é vista também pelo apoio ao consumo local e valorização do desenvolvimento econômico na região de cada resort. Nas localidades do Brasil, por exemplo, 80% dos produtos são do próprio estado. Para evitar o desperdício, os funcionários seguem um serviço de empratamento com comida na medida certa.
Para onde viajar e aproveitar a sustentabilidade?
Você sabia que todos os resorts do Club Med têm o selo Green Globe? Essa certificação internacional e independente de turismo sustentável indica o comprometimento com o ambiente e a sociedade. Mas se você ainda não sabe quais deles conhecer para mergulhar na natureza, confira as dicas abaixo!
Malásia
Um clássico destino para o turismo ecológico é a Malásia, onde há muitas espécies de plantas e animais a serem descobertos. Nesse país, está o Cherating Beach , primeiro resort ecológico do Club Med em um ambiente relaxante e com atividades sustentáveis para o roteiro das férias.
O resort tem parceria com a Turtle Protection Society, uma organização local de preservação das tartarugas de água doce. Como forma de apoio, o Club Med contribui financeiramente para as atividades regulares da ONG.
Por um pequeno custo adicional, os hóspedes podem contratar passeios guiados por especialistas para conhecer as espécies de animais dos rios e observar os vaga-lumes, até mesmo aprendendo como eles se comunicam pela luz. Mas quem opta pelas atividades gratuitas do pacote all-inclusive tem acesso a:
- experiências imersivas pelas espécies de fauna e flora ao redor do resort;
- tour ecológico na selva com acompanhamento dos organizadores, que ensinam tudo sobre os animais, as plantas e a geologia.
Rio de Janeiro
O ecoturismo e a sustentabilidade também estão presentes no Club Med Rio das Pedras, um resort cercado por 2 mil hectares de Mata Atlântica, que mantém o selo Green Globe desde 2014. Isso só foi possível devido a quatro pilares: compras conscientes, gestão de resíduos, consumo de energia e consumo de água.
Além disso, há o programa Green Farmers para apoio a produtores locais, feito em parceria com a ONG Agrisud. Os produtos frescos e cultivados na região são servidos para os hóspedes nos diferentes restaurantes do resort .
Localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, os hóspedes têm diversas atividades de conexão com natureza para o roteiro de férias. Algumas das atrações mais procuradas são: trilha ecológica (com um guia em diferentes percursos iniciados pela manhã e finalizados com mergulho na cachoeira), esqui aquático e wakeboard, caiaque, rafting e passeio à Ilha Grande (os dois últimos com custos adicionais).
Trancoso
As mesmas iniciativas de turismo ecológico são seguidas no Club Med Trancoso , localizado em um dos destinos mais paradisíacos da Bahia. Para conexão com as comunidades locais, o resort tem passeios com custos adicionais para: Caraíva, Praia dos Espelhos, Arraial d'Ajuda e a Reserva Indígena Jaqueira.
Na reserva, os visitantes têm contato com as origens brasileiras e vivenciam a rotina da tribo Pataxós. Durante o passeio, é possível participar de rituais, praticar tiro com arco e flecha e saborear pratos da gastronomia local.
Faça sua próxima viagem com o Club Med!
Agora você já sabe que pode ter uma experiência de turismo ecológico em qualquer resort do Club Med, com diferentes países para escolher como destino . Planeje suas próximas férias e aproveite tudo que há de melhor no sistema all-inclusive!