Composto por oito estações de esqui (Courchevel, La Tania, Brides-les-Bains, Méribel, St Martin de Belleville, Les Menuires, Val Thorens e Orelle), o domínio dos 3 Vales, na França, é a maior área de esqui do mundo. A região se estende por três vales, como o próprio nome sugere, oferecendo mais de 600 km de pistas para você se aventurar. A seguir, listamos as principais estâncias de inverno, além de outras informações práticas para te ajudar no planejamento da viagem. Confira!

O Vale de Saint-Bon

Estação de Courchevel – É a estância histórica dos 3 Vales, a primeira a acolher os fãs de esqui, snowboard e outros esportes de inverno. Tem uma centena de pistas para todos os níveis, sendo ideal para esquiar com os amigos ou a família. Courchevel é conhecida em todo o mundo, e muito popular entre o “jet set”, em particular graças à sua oferta de hotéis e serviços de alto padrão.

O Vale dos Allues

Estação de Méribel – Formada por várias aldeias diferentes, incluindo Méribel-Centre e Méribel-Mottaret, essa estância fica no coração dos 3 Vales e oferece fácil acesso a outros destinos próximos. Com cerca de 70 pistas, é um dos menores ski resorts da região. No local, você pode experimentar uma variedade de atividades além do esqui e curtir o après-ski em locais agradáveis.

Estação de Bride-les-Bains – É uma estância termal localizada a 600 metros acima do nível do mar. Tem cerca de 60 pistas e seu teleférico dá acesso a Méribel. As pessoas apreciam o lugar por conta de sua atmosfera de “aldeia” e pelo seu lado menos turístico em comparação com outras estações do domínio.

Estação de La Tania – A mais de 1.300 metros acima do nível do mar, é um local ideal para esquiar, com fácil acesso a Courchevel e Méribel via teleférico. É particularmente popular entre as famílias, pois esbanja charme, é pequena e não tem trânsito. Além disso, costuma ter um ótimo custo-benefício.

O Vale de Belleville

Estação de St-Martin-de-Belleville – Localizada a 1.400 metros acima do nível do mar, é a estância mais baixa do Vale de Belleville. A vila é charmosa e autêntica; um destino de natureza e bastante calmo. É mais adequada para esquiadores iniciantes e snowboarders, mas também há terrenos para especialistas e intermediários.

Estação de Les Menuires – Com seus 1.850 metros de altitude, a estação possui cerca de 300 km de pistas. É um ski resort familiar moderno, bem localizado e de fácil acesso. Graças à sua variedade de pistas largas e pouco íngremes, Les Menuires é um ótimo lugar para os iniciantes aprenderem a esquiar.

Estação de Val Thorens – É considerada a estação de esqui mais alta da Europa, com sua base a 2.300 metros acima do nível do mar, chegando a 3.200 metros. O local oferece muitas possibilidades de atividades na neve e tem um grande número de pistas de esqui. É um paraíso para experientes, embora existam pistas para todos os níveis. Por lá, a animação não para durante o dia e à noite.

Estação de Orelle – As instalações são modernas e a estação é de fácil e rápido acesso devido à sua baixa altitude. A aldeia é calma e agradável, sendo ideal para viajar com a família. Durante a temporada de esqui, 15 minutos de gôndola são suficientes para chegar à estação de Val Thorens.

Informações úteis

  • Como reservar o seu Ski Pass para os 3 Vales? O ideal é comprar online com antecedência no site oficial. Também é possível adquirir o ingresso no local ou optar por um pacote de férias que já tenha o passe de teleférico incluído.

  • Como chegar aos 3 Vales de avião? Os aeroportos mais próximos da região dos 3 Vales são Grenoble, Chambéry, Genebra e Lyon – todos com conexão direta com Paris e outras cidades europeias. Desses aeroportos saem transfers diretamente para as principais estações de esqui do domínio.

  • Como chegar aos 3 Vales de trem? Os trens Eurostar param nas estações ferroviárias de Moûtiers, Aime-la-Plagne e Bourg-Saint-Maurice, onde você pode pegar um ônibus ou traslado para o seu destino final.

  • Acessibilidade: acesso aos teleféricos para pessoas com mobilidade reduzida, handiski, instrutores especificamente treinados, entre outros serviços e facilidades.

  • Aplicativo: o app oficial dos 3 Vales tem informações sobre o clima, dicas, câmeras ao vivo na área de esqui, horários do teleférico, horários de abertura das pistas, horários dos ônibus… Disponível na App Store ou no Google Play.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

Valmorel
Valmorel
Inverno
Espaço Exclusive Collection

Valmorel

França