Relacionar destinos de neve com esportes de inverno é algo que muitos podem fazer de maneira quase que automática. Afinal de contas, as modalidades esportivas são a principal atração de qualquer estância de inverno pelo mundo. Entre os destaques, o esqui alpino é disparado o esporte de neve mais popular. A sensação de descer as montanhas cobertas de neve é realmente uma aventura que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. Para inspirar a sua próxima aventura de inverno, listamos a seguir 10 curiosidades do esqui alpino que valem a pena conhecer. Vem com a gente!

1) O primeiro torneio de esqui alpino ocorreu há mais de 150 anos

O esqui alpino é considerado uma das classificações da prática de esqui há muito tempo. A sua estreia como modalidade competitiva ocorreu no século 19, quando deixou de ser um mero meio de transporte para se tornar uma atividade esportiva e recreativa. À princípio os torneios faziam parte de treinamentos militares, mas tudo mudou após a realização da primeira competição nacional de esqui alpino em 1868, na Noruega. Décadas depois, o esporte se espalhou para o restante da Europa e também para os Estados Unidos.

2) O esqui alpino faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1936

A primeira aparição do esporte nos Jogos Olímpicos foi em 1936, na Alemanha. Ao todo, são cinco disciplinas olímpicas de esqui alpino para homens e mulheres: Downhill, Slalom, Slalom Super Gigante (Super-G), Slalom Gigante e Combinado. Obviamente, você não precisa conhecer todas elas para esquiar durante suas férias na neve, mas é uma curiosidade interessante, especialmente para os grandes apaixonados pelo esqui.

3) St. Moritz é o local que mais sediou o Mundial de Esqui Alpino

Uma das mais renomadas e luxuosas estações de esqui da Europa, St. Moritz, na Suíça, é um local histórico. Além de ser o lugar que mais vezes sediou o Campeonato Mundial de Esqui Alpino (em quatro oportunidades), também teve a honra de receber os Jogos Olímpicos de Inverno duas vezes, em 1928 e 1948. Tudo isso é fruto da tradição esportiva da cidade, já que St. Moritz é considerada o berço dos esportes de inverno no mundo. Talvez toda essa história possa servir de inspiração para você arrasar nas aulas de esqui alpino quando estiver por lá!

4) O Brasil teve sua primeira participação no mundial de esqui alpino nos anos 1960

Você sabia que o Brasil participa do Mundial de Esqui Alpino há muito tempo? Isso aconteceu pela primeira vez no ano de 1966! Pode-se dizer que foi algo surpreendente, já que raramente neva no país e não há cultura de esportes de inverno por aqui. Anos depois, em 1989, o Brasil criou a sua federação nacional de esqui e a estreia brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1992, na França. Isso reforça ainda mais que ser brasileiro não te impossibilita de esquiar na neve!

5) O esqui alpino veio do cross country e palavra “esqui” possui origem nórdica

A palavra “esqui” possui origem nórdica e vem de “skíð”, que significa pedaço de madeira rachado. Sua origem remonta há milhares de anos, nos territórios onde hoje estão situados países como Noruega, Rússia, Suécia, Finlândia e China. O esqui cross country é apontado como o segmento de esqui mais antigo do mundo. O esqui alpino, por sua vez, veio a ser criado bem depois, pelos militares noruegueses. Essa é aquela curiosidade do esqui bem específica pra você comentar com os amigos!

6) Sir Arthur Conan Doyle, autor dos livros de Sherlock Holmes, adorava esquiar

Mais uma curiosidade do esqui alpino: Sir Arthur Conan Doyle, criador das histórias do célebre detetive Sherlock Holmes, era fã de esqui na neve. Mais do que isso, ele é apontado como o homem que introduziu o esporte na Suíça. Foi em uma visita à Noruega alguns anos antes de sua viagem aos Alpes suíços que o escritor descobriu o esqui. Embora ele apenas observasse o esporte, ele sempre nutriu o desejo de tentar, então quando ele chegou à Suíça e percebeu que a geografia e o clima eram semelhantes, ele ordenou que um conjunto de esquis fosse enviado para ele da Noruega.

7) É possível ser mais veloz do que um carro ao esquiar

É possível atingir uma velocidade bem alta no esqui – maior até que a de um carro! O atual recorde mundial da modalidade é de impressionantes 251 km/h. Dá para entender o motivo de Conan Doyle (olha ele de novo!) ter dito que esquiar é o mais próximo de voar que o ser humano consegue alcançar. Naturalmente, você não vai ser tão veloz enquanto estiver aprendendo a esquiar. Mesmo assim, vale ter bastante cuidado e seguir à risca todas as orientações para esquiar em segurança.

8) A Áustria é o país com mais medalhas de toda a história do esqui alpino

Nos campeonatos mundiais de esqui alpino, a Áustria é o país com mais medalhas na história. Portanto, é a nação que, profissionalmente, domina a modalidade. São 233 medalhas ao todo, sendo 74 de ouro, 80 de prata e 79 de bronze. Nos Jogos Olímpicos, os austríacos também se destacam com um total de 121 medalhas (37 de ouro, 41 de prata e 43 de bronze). No entanto, o esquiador alpino com o maior número de medalhas é o norueguês Kjetil Andre Aamodt, com 20 pódios – contando mundiais e Olimpíadas.

9) O maior domínio esquiável fica nos Alpes franceses

A região dos 3 Vales, nos Alpes franceses, é um dos melhores locais para esquiar no mundo. Lá você encontra três importantes estações de esqui: Val Thorens, Méribel e Courchevel – juntas, formam a maior área esquiável do planeta. Os circuitos de esqui têm uma estrutura incrível, com cerca de 600 km de pistas, 183 teleféricos, além de 1500 instrutores de esqui à sua disposição.

10) Existem alguns destinos improváveis par praticar o esqui alpino

São muitos os países que oferecem algum tipo de lugar para esquiar. Porém, alguns desses locais provavelmente nunca passaram pela sua cabeça, como é o caso da Coreia do Norte e sua estação de esqui Masik Pass. Em Israel, há o resort Mount Hermon, enquanto no Afeganistão existe a estação de Bamyan. Até mesmo Dubai, com o seu clima quente, possui uma estação de esqui indoor para chamar de sua. Bem curioso, não é mesmo?

Conhecer as principais curiosidades sobre o esqui alpino te animou a praticar o esporte? Se sim, então já comece a planejar sua viagem para algum dos melhores destinos de neve do planeta. Não faltam estações onde você pode aprender a esquiar e curtir diversas outras atrações durante as férias!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados