10 lugares para esquiar nos Alpes franceses
Conheça a neve francesa
As estações de esqui dos Alpes franceses garantem férias memoráveis, no coração de uma das cadeias montanhosas mais impressionantes da Europa Ocidental. Não contentes em abrigar o pico mais alto da região, o Mont Blanc, os Alpes da França têm algumas das maiores áreas de esqui do mundo, além de vistas panorâmicas espetaculares e atrações de inverno para todos os perfis.
Pretende viajar à neve e quer saber onde esquiar nos Alpes franceses? A seguir, selecionamos 10 estações de esqui para você descobrir qual é o lugar ideal para suas próximas férias de inverno.
1. Val Thorens: a estação mais alta da Europa
Parte do domínio dos 3 Vales – a maior área esquiável do mundo –, Val Thorens é a estação de esqui mais alta da Europa. Como resultado, “VT” tem uma das temporadas de neve mais longas da região, que vai de novembro até meados de maio. No total, a estância oferece 78 pistas para todos os níveis e acesso aos 600 km de terreno dos 3 Vales. Para melhorar, Val Thorens tem uma boa oferta de atividades para não esquiadores e uma agitada cena après-ski.
2. Tignes: aventure-se em uma excelente estação francesa
A estação de Tignes é considerada um dos destinos mais esportivos dos Alpes franceses. Seu terreno esquiável tem um bom equilíbrio entre pistas para iniciantes e áreas desafiadoras, como a geleira Grande Motte, onde você pode esquiar até no verão francês! Entre as experiências incríveis de Tignes, não deixe de patinar sobre um lago congelado e voar de parapente sobre as montanhas de neve.
3. Val d’Isère combina esqui e um charme sem igual
Ao lado de Tignes, você encontra uma das estações de esqui da França mais charmosas: Val d’Isère. Com uma série de pistas pretas eletrizantes, incluindo a famosa La Face de Bellevarde, o destino é um paraíso para esquiadores intermediários e avançados. Mas se for sua primeira vez esquiando, Val d’Isere também reserva três áreas exclusivas para os iniciantes. Além do esqui, a área oferece atrações como patinação, snowmobile, fat bike e caminhadas.
4. Alpe d’Huez: um destino alpino ensolarado
Apelidada de “Île Au Soleil” (Ilha do Sol), a estação de Alpe d’Huez te dá a chance de desfrutar de 250 km de pistas sob um clima ensolarado. Sua localização voltada para o sul, aos pés das montanhas Grandes Rousses, não apenas proporciona mais de 300 dias de sol por ano, como também garante belas vistas panorâmicas. E para desbravar a natureza local, você pode fazer caminhadas (nórdica ou com raquetes), pedalar uma mountain bike na neve ou praticar esqui cross country.
Resorts recomendados
5. Grand Massif: esqui e aventura com belos cenários
Alpes franceses, inverno e esqui…. A área do Grand Massif é o destino perfeito para a sua viagem à neve. O domínio é, na verdade, formado por cinco estações de esqui: Flaine, Les Carroz d’Arâches, Morillon, Samoëns e Six-Fer-à-Cheval. Juntas, somam 265 km de pistas para você se aventurar. De quebra, você ainda tem um belo panorama do lendário Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes.
6. Valmorel: diversão em família nas montanhas nevadas
Valmorel é o destino ideal para férias de esqui em família, já que a maior parte do seu terreno esquiável é voltado para aprendizes e iniciantes. Mas os esquiadores experientes também têm muitas possibilidades, como áreas de freeride, parque de neve e descidas radicais pelas florestas. As atrações além do esqui também são um ponto alto e vão do kart no gelo até o airboard (espécie de trenó inflável).
7. Serre Chevalier é uma autêntica estação na França
Outro lugar para curtir a neve nos Alpes franceses é Serre Chevalier, a maior área esquiável dos Alpes do Sul da França. Ao todo, são 250 km de pistas para explorar, sendo a maior parte voltada para esportistas intermediários. Além do vasto terreno, “Serre Che” recebe você com muitas atividades além do esqui, atrações históricas, centro de águas termais e uma excelente gastronomia.
8. Surpreenda-se na estação de esqui francesa Les Arcs
Parte do Paradiski – um dos maiores ski resorts do mundo –, Les Arcs é mais um excelente lugar para esquiar na França. A estância é composta por quatro subestações nomeadas pela altitude (Arc 1600, Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000), que, juntas, somam mais de 200 km de pistas. Por lá, há muitas atividades para diversificar a programação em família, incluindo trenós e caminhada com raquetes. Além disso, o pós-esqui é animado e a comida é de dar água na boca!
9. La Plagne é um bom destino para esquiar na França
Ligada a Les Arcs, a estação de La Plagne garante férias de esqui inesquecíveis. Entre os motivos para visitá-la estão os 225 km de terreno esquiável e 40 km de trilhas para diferentes atividades. Há também um leque de atrações imperdíveis, como uma pista olímpica de bobsled e tirolesa com vista para o Mont Blanc.
10. Chamonix: esqui aos pés do lendário Mont Blanc
Chamonix-Mont-Blanc é a cidade que sediou os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924. Uma das estações de esqui mais antigas da França, oferece acesso a 119 km de pistas, incluindo os 19 km que vão do cume à base da montanha. Chamonix é uma cidade muito cosmopolita, e sua proximidade com o Mont Blanc, o pico mais alto dos Alpes, lhe confere um cenário alpino excepcional.
Conheça os Alpes franceses com o Club Med!
E aí, qual desses lugares nos Alpes franceses chamou mais a sua atenção? Seja qual for a sua escolha, você e sua família viverão momentos inesquecíveis na neve! Para descobrir outras estações de esqui ao redor do mundo e receber conteúdos exclusivos, inscreva-se agora mesmo na nossa Newsletter gratuita.