O stand up paddle, também conhecido como stand up paddleboarding ou pela sigla SUP, é um esporte de verão que tem se popularizado nos últimos tempos. É possível praticá-lo em diferentes fluxos de água, como oceanos, lagos, rios e lagoas.

Afinal, o que é stand up paddle? De origem havaiana, o esporte consiste em se locomover na água em pé, sobre uma prancha, com o auxílio de um remo. A prática depende principalmente da habilidade individual, do nível de conforto na água e da capacidade de manter o equilíbrio.

Agora que você já sabe onde surgiu o stand up paddle, quer aprender mais sobre ele? A seguir, descubra quais são os equipamentos necessários, as principais modalidades, como começar e onde praticar.

Equipamentos

Conhecer os equipamentos do stand up paddle é o primeiro passo para aprender a praticar. Afinal, é importante estar familiarizado com os objetos para ter mais controle e confiança quando estiver na água. Abaixo, veja quais são!

Prancha

As pranchas de stand up paddle, também chamadas de "all-around", costumam ser mais largas e longas que as do surf tradicional, visando maior estabilidade. Os modelos variam conforme o material de confecção — que pode ser rígido ou inflável —, a capacidade (peso máximo suportado), o formato e o tamanho.

Pranchas curtas (com até 3 m) são adequadas para crianças, enquanto as de tamanho médio (3 a 3,6 m) são ideais para iniciantes. Já as mais compridas (a partir de 3,8 m) são indicadas para remadores mais experientes.

A maioria das pranchas tem leash, um tipo de corda que prende o equipamento ao pé do surfista. Esse item é essencial para garantir a segurança tanto de quem está praticando quanto das pessoas ao redor, prevenindo choques bruscos.

Remo

O remo é um dos acessórios mais importantes para praticar stand up paddle. Em geral, ele costuma ser mais longo do que os usados em caiaques ou canoas e tem uma ponta inclinada para maior eficiência.

O tamanho ideal desse acessório depende da modalidade de SUP. Geralmente, recomenda-se usar um remo que seja aproximadamente 20 cm maior do que o praticante.

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas é outro equipamento que não pode faltar nessa prática. Independentemente se você é iniciante ou profissional, esse acessório garante a segurança durante a atividade, evitando acidentes e imprevistos.

Principais modalidades

O esporte stand up paddle pode ser praticado de diferentes maneiras, especialmente entre os profissionais. A seguir, conheça as principais categorias da e as particularidades de cada uma.

Race

A competição race é uma modalidade que consiste em terminar um percurso no menor tempo possível. Nela, os competidores precisam ser velozes e ágeis para ultrapassar a linha de chegada antes dos outros.

Wave

Wave é uma categoria que une o stand up paddle ao surf tradicional. O objetivo é surfar e utilizar o remo como auxílio para realizar as manobras.

Freestyle

Como o próprio nome sugere, a modalidade freestyle consiste em usar a criatividade para realizar manobras. É a categoria mais popular justamente por dar liberdade aos praticantes, que devem usar o corpo e os equipamentos para navegar pela água.

Como começar?

Agora que você já sabe quais são os equipamentos necessários e as modalidades, que tal descobrir como começar a praticar para curtir suas férias de sol? A primeira dica para quem deseja se arriscar no esporte é procurar um instrutor para orientar sobre as técnicas, a fim de evitar acidentes.

Um profissional qualificado também pode informar quais são os equipamentos mais recomendados de acordo com suas habilidades individuais. A partir disso, a dica é procurar lugares adequados para começar a praticar e ganhar confiança. Regiões com águas calmas e sem correntezas são ótimas opções.

Então, é só começar a treinar as técnicas básicas, como subir e descer da prancha, remar e virar. Ao se sentir confortável com os equipamentos, aumente gradualmente a intensidade e a distância e divirta-se!

Onde praticar?

Não vê a hora de testar as dicas? Então, confira algumas sugestões de lugares para praticar stand up paddle! No Club Med, você encontra resorts all-inclusive em diferentes partes do Brasil e do mundo, com atividades terrestres e aquáticas incluídas na estada.

Em São Paulo, por exemplo, o Club Med Lake Paradise está à beira de um belo lago, no qual você pode demonstrar suas habilidades em cima da prancha. Já fora do país, na Grécia, o Club Med Gregolimano espera você em frente às águas cristalinas do Mar Egeu e tem as condições perfeitas para praticar o esporte.

Ambos os destinos emprestam os equipamentos para você praticar stand up paddle e oferecem aulas com instrutores capacitados — tudo incluso na estada, sem custo extra. Assim, é possível aprender e se divertir livre de preocupações.

Pratique seus esportes favoritos com Club Med!

Depois de tanta informação, ficou com mais vontade de praticar stand up paddle? Não perca tempo. Encontre o destino ideal para aprender aqui no Club Med e embarque rumo a aventuras inesquecíveis!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados