4 atrações culturais imperdíveis nos Alpes
Descubra as melhores atrações culturais nos Alpes!
Quando o assunto é férias de inverno, a região dos Alpes dispensa apresentações. O que você pode não saber é que a cordilheira mais extensa da Europa também oferece outras atrações além dos esportes de neve para compor um roteiro completo. Não faltam opções de atrações culturais nos destinos alpinos, afinal, não tem como dissociar a Itália, França e Suíça de séculos de história. A seguir, montamos uma lista com 4 passeios culturais para você fazer na sua viagem aos Alpes. Confira!
1. Monumentos do Império Romano no Vale de Aosta (Itália)
Territorialmente, o Vale de Aosta, nos Alpes ocidentais, é a menor região da Itália. Mas a área tem uma grande vocação turística, combinando esportes de neve , montanhas imponentes e monumentos históricos da época do Império Romano. Por lá, o roteiro pode combinar a prática do esqui e outras atividades de inverno com vestígios arqueológicos dos cinco séculos de domínio dos romanos.
Algumas das paradas imperdíveis na região do Vale de Aosta são: Arco de Augusto, Arco Romano em Donnas e Porta Pretoriana (na foto acima). A lista de ruínas romanas também inclui várias torres (del Lebbroso, Bramafan, Fromage e a del Pailleron), estradas, anfiteatros, pontes e mais. O destino é tão rico que você também encontra construções do período medieval, como igrejas e inúmeros castelos fortificados.
2. Rota da Arte Contemporânea (França/Itália)
A Rota de Arte Contemporânea (Route de l’Art Contemporain) é um projeto de cooperação da França com a Itália para incentivar a apreciação cultural e os belos visuais dos Alpes ao mesmo tempo. As obras contemporâneas estão instaladas em meio à natureza em Haute Provence, do lado francês, e nos vilarejos de Aisone, Demonte, Moiola, Roccasparvera e Vinadio, na Itália. É um ótimo incentivo para unir a admiração das paisagens com atrações culturais dos Alpes.
3. Fundação Pierre Gianadda (Suíça)
Se você vai passar férias no Grand Massif ou em Chamonix-Mont-Blanc, na França, anote a dica de um dos principais museus dos Alpes: a Fundação Pierre Gianadda, em Martigny, bem pertinho da fronteira da França com a Suíça. Na década de 1970, durante as obras para o que seria a residência de inverno da família Gianadda, descobriram que o terreno havia abrigado o templo galo-romano mais antigo da Suíça . Com a notícia veio a mudança de planos, e o que seria uma casa se tornou um museu.
A Fundação Pierre Gianadda não é apenas um museu, e sim um complexo composto por diversas atrações artísticas. Além das várias exposições fixas, o local também recebe mostras temporárias. Portanto, sugerimos consultar a programação durante a sua viagem aos Alpes. Aqui estão alguns destaques do complexo:
- Museu Galo-Romano: exposição de artefatos arqueológicos da cultura galo-romana datados do século 1 d.C;
- Acervo de pinturas de artistas dos séculos 19 e 20, como Vincent van Gogh, Pablo Picasso e Paul Cézanne;
- Museu do Automóvel com cerca de 50 carros, incluindo um Delaunay-Belleville do czar Nicolau II da Rússia;
- Parque das Esculturas: esculturas e obras expostas nos jardins da Fundação assinadas por artistas como Joan Miró e Auguste Rodin;
- Desenhos e maquetes da exposição “O Inventor”, de Leonardo da Vinci.
4. Musée du Haut Val D’Arly (França)
Você já imaginou como eram os Alpes antes de se tornarem uma referência mundial para férias na neve? A proposta do Musée du Haut Val D’Arly é exatamente essa: uma viagem ao passado. Localizado em Megève, a instituição é um dos principais museus dos Alpes franceses . Mas aqui não há grandes obras; o local simula uma antiga casa como uma maneira de apresentar a história do local.
Durante a visita aos quartos, sala, cozinha, adega e sótão, você tem a oportunidade de aprender particularidades da história da região – o cotidiano doméstico, a agricultura, a vida na montanha, as indústrias têxteis e artesanais – até se tornar o destino como conhecemos hoje. Um pequeno livreto de orientação para crianças de 7 a 10 anos está disponível mediante solicitação.
Gostou das nossas ideias de atrações culturais nos Alpes? Então agora que você já sabe que um roteiro de viagem pelos Alpes pode incluir muito mais que esqui, aproveite para planejar as suas férias pela região. Ah, e não deixe de assinar a nossa Newsletter para ficar por dentro de mais dicas como essa.