Buscando dicas para esquiar pela primeira vez? Se você é estreante no universo das férias na neve e quer experimentar toda a emoção das pistas de esqui, é natural ter muitas dúvidas no início da sua aventura. Afinal de contas, são muitas novidades, situações diferentes e uma série de decisões para tomar já na hora de montar o planejamento e escolher o destino de viagem.

Chegar à estação, porém, é só o começo do desafio. Como aprender a esquiar na neve é um processo que varia de pessoa para pessoa e a gente nunca tem todo o tempo do mundo, nós adiantamos abaixo algumas das dúvidas mais comuns que esquiadores de primeira viagem podem ter. Dê uma olhada:

1. Esqui para iniciantes: o que levar para a montanha?

Como esquiar pela primeira vez é uma experiência inesquecível, certifique-se de estar com tudo preparado para curtir ao máximo as suas férias na neve. Começando pelas roupas para esquiar: escolha vestimentas confortáveis e aquecidas na medida certa, com looks montados em duas ou três camadas, além dos acessórios essenciais (luvas, gorro, etc.).

Além disso, equipamentos como capacetes, bastões e óculos de esqui para proteção dos olhos são indispensáveis, principalmente nos primeiros passeios de ski para iniciantes.

Em uma mochila pequena ou nos bolsos da sua jaqueta de esqui, guarde o ski pass (passe de teleférico) e a carteira para comprar um lanche leve quando a fome chegar. As estações de esqui costumam ter áreas de alimentação na montanha, onde você também pode ir ao banheiro se precisar.

Se por acaso você estiver em um resort ski-in e ski-out, relaxe: o fácil acesso às dependências do hotel a partir das pistas deixa tudo mais prático e rápido!

Dica extra: na sua primeira vez esquiando, não é necessário levar os equipamentos de esqui ou comprá-los. Os resorts de redes internacionais contam com lojas completas que alugam tudo o que você precisa para se aventurar nas pistas. Os especialistas te ajudam a escolher o equipamento mais adequado ao seu perfil, e ainda dão dicas para você esquiar em segurança.

2. Dicas para esquiar: primeira vez, como começar?

Sem dúvidas, a primeira lição para ser aprendida em uma pista de esqui para treinamento de principiantes é sobre como controlar a velocidade e frear completamente. Além de garantir a sua segurança, saber como reduzir ou parar a qualquer momento da descida certamente te dará mais confiança. Depois disso, aprender a esquiar ficará bem mais fácil.

Os melhores resorts já incluem em seu pacote aulas com instrutores super experientes para diferentes níveis de habilidade, do iniciante ao expert. Durante as lições você recebe muitas dicas de esqui para principiantes ou técnicas para aprimorar ainda mais a sua habilidade nas pistas.

Se você for do tipo aventureiro e quiser descobrir as coisas por si mesmo, o segredo está em usar as lâminas do esqui (virando-os para dentro) ou do snowboard (inclinando-se para trás) a seu favor, criando resistência na neve. É esse movimento que propicia as frenagens e curvas na neve.

Pode parecer difícil nas primeiras tentativas, mas com um pouco de prática você logo estará controlando o movimento sem maiores problemas.

3. Como escolher uma pista de esqui para o meu nível?

Apesar da existência de um código convencional para classificar as pistas das estações de esqui, há algumas diferenças entre elas de acordo com a região – em particular entre a América do Norte e Europa.

A avaliação da dificuldade de uma pista passa por diversos aspectos, como o nível de inclinação, largura da pista, se o trecho é “groomado” (alisado por máquinas), os tipos de obstáculos, curvas presentes, entre outras características.

Toda classificação é baseada em cores, indicando o nível de habilidade recomendado para a descida: verde para iniciante, azul para intermediário, vermelho para avançado, preto para expert.

Alguns destinos também usam a cor laranja, sinalizando as pistas mais desafiadoras, e ainda podem duplicar a cor, indicando que a pista em questão é mais difícil que outra, mas não o suficiente para classificá-la com o o nível seguinte.

Para não ter dúvidas, aprenda como ler os mapas de esqui e sempre confira o material antes de chegar às pistas para evitar qualquer surpresa.

Por fim, lembre-se que a autoavaliação é fundamental. Na hora de refletir sobre o seu nível de habilidade considere as suas experiências anteriores e quais as técnicas você já domina para entender exatamente o tamanho do desafio que você deve encarar pela frente.

Qual o truque para descer dos teleféricos sem cair?

Os meios de elevação das estações de esqui são um dos maiores inimigos dos iniciantes, mais especificamente na hora do embarque/desembarque. Mas não se preocupe: o maior risco é pagar um grande mico com um tombo bobo diante dos olhares de muitas pessoas, já que essas áreas sempre são movimentadas.

Deslocar-se até o ponto correto para sentar nas cadeiras e a saída delas no alto da montanha não parece muito difícil a princípio, mas se mostra um grande desafio para os novatos.

Para os esquiadores, a tarefa é simples: os esquis ficam presos o tempo todo nos pés. Com a ajuda dos bastões, é fácil chegar até as cadeiras.

Para quem está com um snowboard, porém, a missão é mais complicada. É preciso soltar um dos pés da prancha (em geral o que fica atrás) e simular a “remada” do skate para se locomover. Na hora de descer da cadeira, apoie o pé solto no board e deslize para fora da área de desembarque, saindo do caminho de quem vem atrás.

Além dos teleféricos tradicionais como a chairlift, há outros meios de elevação diferentes nas estações de esqui. Um deles é o magic carpet, uma espécie de esteira que carrega as pessoas em direção ao topo de descidas menos íngremes, em geral nas pistas para iniciantes por serem mais fáceis de usar.

Há também as gôndolas, cabines fechadas que levam os esquiadores e snowboarders por distâncias maiores. Em muitas delas, os equipamentos vão do lado de fora, garantindo um espaço maior para os ocupantes apreciarem a vista panorâmica das montanhas cobertas de neve.

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados

La Rosière
La Rosière
Inverno
Espaço Exclusive Collection

La Rosière

França