Já pensou em esquiar no Japão? O país está no topo da lista de desejos de muitos viajantes por vários motivos, e o esqui está se tornando um atrativo turístico cada vez mais popular. Terra das maravilhas do norte japonês, a Ilha de Hokkaido é um dos destinos de neve mais famosos do país. Com estrutura de classe mundial, pistas desafiadoras, boa gastronomia e paisagens únicas, esquiar por lá é uma experiência e tanto.

Ainda está em dúvida se vale a pena planejar uma viagem de esqui no Japão? A seguir, reunimos alguns motivos para te convencer a pegar uma avião para o outro lado do mundo e se aventurar nas montanhas japonesas. Confira!

Esquiar no Japão é curtir a melhor neve powder

Se descobrir a neve do outro lado do mundo está nos seus planos, saiba que a Ilha de Hokkaido, no norte do Japão, é conhecida por ter um tipo de neve específico em abundância: a powder. Apelidada de “japow” (“japan powder”), essa neve fresca de alta qualidade é o sonho de qualquer esquiador ou snowboarder, já que oferece as condições perfeitas para fazer descidas em alta velocidade, com a sensação de flutuar sobre um mar de plumas ou um travesseiro.

E por que a neve para esquiar no Japão é tão boa? A explicação vem da Sibéria. O fluxo de ar frio da famosa região russa viaja quilômetros de distância até chegar ao Mar do Japão. Acima da superfície está o vapor que sobe da água, que, quando resfriado pelos ventos frios da massa de ar da Sibéria, forma nuvens. Essas nuvens são sopradas pelo vento até Hokkaido, causando tempestades de neve. O que isso significa para os esquiadores? Neve powder, quase todos os dias!

Tradição e modernidade nas estações de esqui

Há vários destinos para esquiar no Japão, mas a Ilha de Hokkaido concentra as melhores estações de esqui do país e da Ásia – Niseko, Furano, Tomamu, Sahoro, entre outras. Com mais de 450 km de pistas e dezenas de estâncias de inverno, a região é uma das mais modernas no quesito estrutura para a prática de esportes na neve. Ao mesmo tempo, é perceptível a preocupação em manter viva a tradição milenar japonesa, o que transforma a viagem em uma experiência inesquecível.

Um fabuloso leque de atrações além do esqui

Nos melhores lugares para curtir a neve no Japão, as atrações vão muito além dos tradicionais esportes de inverno. As opções incluem caminhadas com raquetes de neve e esqui cross country para explorar as cenários naturais mais de perto, emocionantes tours de moto de neve (snowmobile), pesca no gelo, descidas em boias (snowtubing) e passeios de trenó para você se divertir com toda a família e os amigos.

Na estação de Tomamu, um dos destinos familiares mais populares, vale muito a pena visitar a Ice Village, onde toda a estrutura é feita de neve e gelo, desde o bar até as lojas e o hotel. Mas, para quem busca algo um pouco mais quente, há a Mina-Mina Beach e suas piscinas indoor com temperaturas que chegam a 30 ºC.

Também há muitos festivais rolando na temporada de esqui no Japão. Na cidade de Sapporo, a capital de Hokkaido, ocorre o tradicional Sapporo Snow Festival (Sapporo Yuki-Matsuri) na primeira semana de fevereiro. Trata-se de um dos maiores festivais de inverno do mundo, com shows, esculturas gigantes de gelo, atividades culturais, brincadeiras e muita diversão.

Depois do esqui, revigore-se nos onsens

Especialmente depois de um dia reservado para esquiar no Japão, a cultura dos onsens japoneses é uma pausa bem-vinda à sua rotina esportiva. Em toda a ilha de Hokkaido, inclusive em muitos hotéis, você encontra belos spas de águas termais criados em torno das águas minerais naturalmente quentes que borbulham através da ilha vulcânica.

Todos devem se lavar bem antes de entrar nas piscinas de imersão, que são melhor aproveitadas em silêncio. A nudez pode ser intimidadora no início, mas rapidamente começa a parecer normal e até fortalecedora – ninguém se importa com a aparência dos outros. É revigorante aproveitar as piscinas ao ar livre com vista para as montanhas nevadas!

A culinária japonesa complementa a sua jornada de esqui

Assim como a cultura, a gastronomia japonesa de inverno é fascinante. O Japão é amplamente conhecido como um ótimo lugar para comer frutos do mar frescos no mundo. Todo o território é cercado pelo mar e uma grande quantidade de peixes é capturada nas águas gélidas da Ilha de Hokkaido.

Além do tradicional sushi, vários tipos de pratos locais podem ser encontrados em toda a região, desde caranguejos gigantes, ramen, ovas de salmão, ouriço-do-mar e macarrão soba até produtos lácteos – outra especialidade regional. O delicioso genghis khan/Jingisukan (espécie de churrasco) também é muito popular no inverno.

Esquiar no Japão é conhecer uma cultura diferente da sua

Sem dúvida, a experiência cultural que você vivencia ao esquiar no Japão é diferente de qualquer outro lugar do mundo. A famosa hospitalidade japonesa também se estende às encostas. Os atendentes dos teleféricos, por exemplo, se curvam e cumprimentam os esquiadores e snowboarders a cada volta.

E se você quiser dar uma pausa no esqui ou estender a sua viagem para a neve, é possível embarcar no shinkansen (também conhecido como trem bala) ou em um voo doméstico até Tóquio para absorver toda a cultura, história e a agitação incomparável da metrópole japonesa.

Viu como vale a pena cruzar o mundo para esquiar no Japão? Aproveite a empolgação e comece já a planejar as suas férias para viver dias inesquecíveis nas montanhas japonesas. Ah, e para receber mais dicas e outras inspirações de viagem, não deixe de assinar a nossa Newsletter!

Outros artigos que podem te interessar

Resorts recomendados